HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LUZ DO PATRIMÔNIO NATURAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, SINARA PEREIRA LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T19:09:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T19:09:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LUZ DO PATRIMÔNIO NATURALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728323-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação busca realizar um estudo de como a relação de interdisciplinaridade entre a História e a Geografia, mediada pelos conceitos de espaço e tempo, bem como o patrimônio natural (Geopark Araripe nos Geossítios Colina do Horto e Batateiras), podem contribuir para o ensino de história e geografia nas escolas da região do Cariri cearense, em especial, as do município de Crato – Ceará. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica, que envolveu um vasto levantamento bibliográfico, o qual deu suporte teórico para o desenvolvimento do trabalho; além de pesquisas de campo nas áreas de estudo com intuito de realizar reconhecimento do espaço como pesquisadora, bem como levantamento de material fotográfico e documental. Com base nesse contexto, buscou-se também demonstrar a importância da relação de interdisciplinaridade entre a História e a Geografia como um estudo relevante no campo disciplinar das Ciências Humanas para os professores das disciplinas em pauta, considerando que, em muitos casos, os professores de história, para complementar sua carga horária nas escolas de educação básica, são incumbidos de lecionar a disciplina de geografia ou o contrário. Pensando nessa problemática, o produto proposto foi um web site, intitulado: “Trilha interdisciplinar para o ensino de História com a Geografia na Educação Básica”, que consideramos como um material de suporte pedagógico para os professores dessas disciplinas, os quais vivem essa realidade em seu cotidiano profissional; nele pode ser encontrado alguns caminhos interdisciplinares (atividades, sugestões de leitura sobre o tema e entre outras coisas), todavia, é importante mencionar, que ele não deve ser entendido como material pronto e finalizado, tal como uma bula de remédio ou uma receita que precisa ser seguida fielmente para obter resultados satisfatórios; na verdade, o que se pretende com o produto é estabelecer mais uma ponte interdisciplinar entre as disciplinas em questão. Portanto, ele pode e deve ser repensado, complementado e adequado à realidade educacional, a qual o professor e seu alunado estejam inseridos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Geografia, Interdisciplinaridade e Patrimônio natural.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LUZ DO PATRIMÔNIO NATURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos