Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Marcelo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T19:47:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T19:47:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem sobre os problemas atuais da América Latina a partir dos olhares e conceitos dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) e a problematizarem artisticamente, através de cartazes virtuais que foram compilados em um e-book denominado Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História, as questões suscitadas pelos debates realizados em sala de aula. Partindo do questionamento como a realidade latino-americana pode ser problematizada artisticamente por estudantes da 3ª série do Ensino Médio a partir da perspectiva decolonial no ensino de História?, foi organizada uma sequência didática que teve a pedagogia decolonial (WALSH, 2017; WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M., 2018) como eixo orientador da forma de desenvolver as etapas da atividade. Na metodologia de pesquisa me apoio em Ana Maria Monteiro e Fernando Penna (2011), Flávia Caimi e Letícia Mistura (2019) e Vera Candau (2016), tendo como objetivo pensar o ensino de História a partir da teorização de sua prática em sala de aula. Ao final, além de elaborar o livro virtual com 43 cartazes virtuais criados pelos/pelas estudantes durante o ano de 2022, percebo como o ensino de História da América Latina ainda tem espaço diminuto no cotidiano escolar, como a arte é uma ótima forma de expressar e compreender a maneira como sentimos o mundo e como assuntos como racismo e a luta pelo direito de existir de diversos povos e movimentos sociais são imprescindíveis em uma aula de História comprometida com a democracia, com a liberdade e com a igualdade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.229 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção artística | pt_BR |
Título: dc.title | Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCELO DA SILVA BORGES - PROFHISTORIA UFRGS.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728316/2/MARCELO DA SILVA BORGES - PROFHISTORIA UFRGS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons