Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Marcelo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T19:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T19:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDecolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728316-
Resumo: dc.description.abstractTendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem sobre os problemas atuais da América Latina a partir dos olhares e conceitos dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) e a problematizarem artisticamente, através de cartazes virtuais que foram compilados em um e-book denominado Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História, as questões suscitadas pelos debates realizados em sala de aula. Partindo do questionamento como a realidade latino-americana pode ser problematizada artisticamente por estudantes da 3ª série do Ensino Médio a partir da perspectiva decolonial no ensino de História?, foi organizada uma sequência didática que teve a pedagogia decolonial (WALSH, 2017; WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M., 2018) como eixo orientador da forma de desenvolver as etapas da atividade. Na metodologia de pesquisa me apoio em Ana Maria Monteiro e Fernando Penna (2011), Flávia Caimi e Letícia Mistura (2019) e Vera Candau (2016), tendo como objetivo pensar o ensino de História a partir da teorização de sua prática em sala de aula. Ao final, além de elaborar o livro virtual com 43 cartazes virtuais criados pelos/pelas estudantes durante o ano de 2022, percebo como o ensino de História da América Latina ainda tem espaço diminuto no cotidiano escolar, como a arte é uma ótima forma de expressar e compreender a maneira como sentimos o mundo e como assuntos como racismo e a luta pelo direito de existir de diversos povos e movimentos sociais são imprescindíveis em uma aula de História comprometida com a democracia, com a liberdade e com a igualdade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.229 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção artísticapt_BR
Título: dc.titleDecolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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