SOCIEDADE CARBONÍFERA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, E ESQUECIMENTO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA NA CIDADE DE BUTIÁ (RS) NO PERÍODO ENTRE 1936 E 1964, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES POR ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBica, Alan Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T19:32:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T19:32:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherSOCIEDADE CARBONÍFERA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, E ESQUECIMENTO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA NA CIDADE DE BUTIÁ (RS) NO PERÍODO ENTRE 1936 E 1964, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES POR ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728313-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma análise de um projeto de educação patrimonial desenvolvido em aulas de história, com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Venceslau Brás, localizada no bairro Vila Julieta, cidade de Butiá, Região Carbonífera do RS. O trabalho compreendeu a produção de maquetes de patrimônios edificados da cidade, previamente escolhidos a partir do Projeto Memória, este, produzido pela Prefeitura Municipal de Butiá desde 2019. O período delimitado vai de 1936 a 1964, quando ocorreu, sob tutela do Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (CADEM), o auge e o início da decadência da mineração de carvão na Região Carbonífera do RS, o que, por sua vez, gerou consequências que reverberaram na formação sócio-histórica de Butiá. Ao mesmo tempo, buscou-se desenvolver um projeto educativo que não tivesse em vista a perspectiva do “Conhecer para Preservar” o patrimônio, consagrada no Guia Básico de Educação Patrimonial (1999), mas, a estruturação de uma prática dialógica, horizontalizada e problematizadora, que possibilitasse aos alunos a apreensão dos bens patrimoniais em seus múltiplos condicionamentos, dando-se destaque, dentre tantos outros, para as relações de classe, gênero e raça. Em relação a estes, utilizou-se a perspectiva teórica da Interseccionalidade, que pressupõe o entrecruzamento de relações de dominação e opressão, na compreensão das relações sociais. Correlacionado a isto, intentou-se perceber os processos de memória e esquecimento que envolviam os espaços edificados. No processo de constituição de maquetes, foram disponibilizadas fontes documentais, fotográficas e audiovisuais aos alunos, angariadas ao longo da pesquisa, sendo estas observadas por meio de roteiro de pesquisa previamente organizado. As maquetes confeccionadas pelos alunos apresentaram enquadramentos específicos de classe, raça e gênero, estando em consonância com os condicionamentos existentes nas estruturas da sociedade butiaense, o que permitiu a reflexão sobre tais aspectos. Da mesma forma, conseguiu-se perceber alguns processos de enquadramento da memória que permeiam os patrimônios edificados analisados, bem como a sociedade em que eles se constituíram, possibilitando a identificação e análise de memórias subterrâneas pouco presentes nas aulas de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21.486 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEsquecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaquetespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônios edificadospt_BR
Título: dc.titleSOCIEDADE CARBONÍFERA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, E ESQUECIMENTO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA NA CIDADE DE BUTIÁ (RS) NO PERÍODO ENTRE 1936 E 1964, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES POR ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons