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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bica, Alan Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T19:32:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T19:32:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | SOCIEDADE CARBONÍFERA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, E ESQUECIMENTO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA NA CIDADE DE BUTIÁ (RS) NO PERÍODO ENTRE 1936 E 1964, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES POR ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728313 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma análise de um projeto de educação patrimonial desenvolvido em aulas de história, com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Venceslau Brás, localizada no bairro Vila Julieta, cidade de Butiá, Região Carbonífera do RS. O trabalho compreendeu a produção de maquetes de patrimônios edificados da cidade, previamente escolhidos a partir do Projeto Memória, este, produzido pela Prefeitura Municipal de Butiá desde 2019. O período delimitado vai de 1936 a 1964, quando ocorreu, sob tutela do Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (CADEM), o auge e o início da decadência da mineração de carvão na Região Carbonífera do RS, o que, por sua vez, gerou consequências que reverberaram na formação sócio-histórica de Butiá. Ao mesmo tempo, buscou-se desenvolver um projeto educativo que não tivesse em vista a perspectiva do “Conhecer para Preservar” o patrimônio, consagrada no Guia Básico de Educação Patrimonial (1999), mas, a estruturação de uma prática dialógica, horizontalizada e problematizadora, que possibilitasse aos alunos a apreensão dos bens patrimoniais em seus múltiplos condicionamentos, dando-se destaque, dentre tantos outros, para as relações de classe, gênero e raça. Em relação a estes, utilizou-se a perspectiva teórica da Interseccionalidade, que pressupõe o entrecruzamento de relações de dominação e opressão, na compreensão das relações sociais. Correlacionado a isto, intentou-se perceber os processos de memória e esquecimento que envolviam os espaços edificados. No processo de constituição de maquetes, foram disponibilizadas fontes documentais, fotográficas e audiovisuais aos alunos, angariadas ao longo da pesquisa, sendo estas observadas por meio de roteiro de pesquisa previamente organizado. As maquetes confeccionadas pelos alunos apresentaram enquadramentos específicos de classe, raça e gênero, estando em consonância com os condicionamentos existentes nas estruturas da sociedade butiaense, o que permitiu a reflexão sobre tais aspectos. Da mesma forma, conseguiu-se perceber alguns processos de enquadramento da memória que permeiam os patrimônios edificados analisados, bem como a sociedade em que eles se constituíram, possibilitando a identificação e análise de memórias subterrâneas pouco presentes nas aulas de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21.486 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Maquetes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônios edificados | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIEDADE CARBONÍFERA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, E ESQUECIMENTO NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA NA CIDADE DE BUTIÁ (RS) NO PERÍODO ENTRE 1936 E 1964, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES POR ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ALAN NUNES BICA - PROFHISTORIA UFRGS.pdf | 21,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728313/2/ALAN NUNES BICA - PROFHISTORIA UFRGS.pdfDownload |
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