Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rayane Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lidiane Aparecida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T18:28:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T18:28:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conectando Ciências da Natureza e Matemática guia de atividades práticas-isbn.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A construção de um Guia de atividades práticas que envolvam as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática é um produto educacional da dissertação de Mestrado intitulada “Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática”. O produto educacional foi elaborado baseando-se em pesquisas que demostram que a desvinculação dos conceitos abordados na escola com a realidade pouco favorece a integração e aplicação dos conteúdos ensinados e o cotidiano do aluno (PAIS, 2011, p. 35). O ensino da Matemática está relacionado ao ensino de Ciências da Natureza, pois é usada para modelar as leis, princípios e teorias da Biologia, Física e Química. Muitos alunos apontam dificuldades no que diz respeito ao raciocínio matemático, e esse pode ser um obstáculo no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Com isso, o objetivo é realizar aproximações entre o ensino de Matemática e de Ciências da Natureza, a partir da alfabetização científica e de atividades práticas que envolvam conteúdos das duas disciplinas em turmas do Ensino Médio, através de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. Contrapondo uma maneira mecânica de resolver questões, sem a compreensão dos fenômenos que há por trás dos conceitos, a compreensão da realidade de mundo unida ao ensino de Ciências da Natureza é fundamental para que o aprendizado seja significativo para o aluno. Assim, o que se busca com esse guia é apresentar atividades que utilizam de metodologias como a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, para que as barreiras entre o conhecimento matemático e de Ciências da Natureza possam ser superadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Título: dc.title | Conectando Ciências da Natureza e Matemática: guia de atividades práticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons