Conectando Ciências da Natureza e Matemática: guia de atividades práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rayane Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lidiane Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T18:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T18:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherConectando Ciências da Natureza e Matemática guia de atividades práticas-isbn.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728305-
Resumo: dc.description.abstractA construção de um Guia de atividades práticas que envolvam as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática é um produto educacional da dissertação de Mestrado intitulada “Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática”. O produto educacional foi elaborado baseando-se em pesquisas que demostram que a desvinculação dos conceitos abordados na escola com a realidade pouco favorece a integração e aplicação dos conteúdos ensinados e o cotidiano do aluno (PAIS, 2011, p. 35). O ensino da Matemática está relacionado ao ensino de Ciências da Natureza, pois é usada para modelar as leis, princípios e teorias da Biologia, Física e Química. Muitos alunos apontam dificuldades no que diz respeito ao raciocínio matemático, e esse pode ser um obstáculo no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Com isso, o objetivo é realizar aproximações entre o ensino de Matemática e de Ciências da Natureza, a partir da alfabetização científica e de atividades práticas que envolvam conteúdos das duas disciplinas em turmas do Ensino Médio, através de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. Contrapondo uma maneira mecânica de resolver questões, sem a compreensão dos fenômenos que há por trás dos conceitos, a compreensão da realidade de mundo unida ao ensino de Ciências da Natureza é fundamental para que o aprendizado seja significativo para o aluno. Assim, o que se busca com esse guia é apresentar atividades que utilizam de metodologias como a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, para que as barreiras entre o conhecimento matemático e de Ciências da Natureza possam ser superadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Título: dc.titleConectando Ciências da Natureza e Matemática: guia de atividades práticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons