Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rickes, Marcele Neutzling | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Boff, Elisa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villas-Boas, Valquíria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-06T16:25:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-06T16:25:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional _ Marcele Neutzling Rickes _ repositório | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é um recurso didático a estudantes de licenciaturas, professores e equipes pedagógicas que pode auxiliá-los a desenvolver na Educação Básica e Profissionalizante, ambientes de aprendizagem mais ativos e duradouros, baseados em algumas estratégias e métodos de aprendizagem ativa. O presente guia didático apresenta planos de aulas baseados nas estratégias de aprendizagem ativa Sala de Aula Invertida, Minute Paper, Think-pair-share e In-class exercises e no método de aprendizagem ativa Casos de Ensino. O guia didático apresenta, adicionalmente, o método de aprendizagem ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, trazendo suas etapas e o exemplo de como uma situação-problema pode ser resolvida utilizando o método. Os exemplos de planos de aula apresentados, se adaptados, podem ser incorporados ao planejamento de diversos componentes curriculares no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.213 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | banco de dados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | intervenção pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estratégias e métodos pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático: Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa para a Educação Básica e Profissionalizante | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Banco de Dados II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional _ Marcele Neutzling Rickes _ repositório.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728157/2/Produto educacional _ Marcele Neutzling Rickes _ repositório.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons