Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FEHLBERG, LUANY LUZ DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, ANTONIO DONIZETTI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, LEONARDO BIS DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T16:22:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T16:22:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_LUANY LUZ DE OLIVEIRA FELBERG_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro leitor, Este manual de aula de campo foi desenvolvido como parte integrante da pesquisa de mestrado intitulada “Aula de Campo na Lagoa Juara/Serra: O ensino da Geografia a partir da alfabetização científica com enfoque CTS”, realizada durante o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, na linha de Educação Não Formal. Concentramos nossos estudos em responder a seguinte questão: quais contribuições a metodologia aula de campo pode trazer para o processo de desenvolvimento e formação humana. Para tanto, abordaremos a aula de campo que foi realizada na Lagoa Juara, localizada no município de Serra, com estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de uma escola pública em período integral do estado do Espírito Santo. A aula foi dividida em três etapas: Pré-Campo, Campo e Pós-Campo. Os temas aqui apresentados foram adaptados também para uma aula de campo virtual na disciplina de Geografia, realizada em meio a pandemia de Covid-19.13 | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica. Prática e Ensino em Geografia. Lagoa Juara/Serra-ES. CTS. Espaço de educação não-formal. | pt_BR |
Título: dc.title | EU VI A LAGOA... UM MANUAL DE AULA DE CAMPO E AULA DE CAMPO VIRTUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons