Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, FERNANDA SANTOLIN | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, RODOLFO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T15:40:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T15:40:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_FERNANDA SANTOLIN MARQUES_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727483 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, “Uma proposta para o desenvolvimento de cursos ou práticas a respeito do tema recursividade matemática no âmbito da formação de professores”, é fruto do curso de formação de professores na modalidade de extensão “Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade” (Edital 001/2022 – direx), e corresponde ao produto educacional da dissertação de Mestrado intitulada “Recursividade em práticas educativas investigativas: significados produzidos por participantes de um processo de formação de professores de matemática”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Trata-se de um curso de extensão desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem), vinculado ao projeto “Pitagorismo: bases históricas, filosóficas, epistemológicas e práticas” (CHAVES et al, 2021), e organizado pelos pesquisadores Fernanda Santolin Marques e Prof. Dr. Rodolfo Chaves. Esta proposta é pautada em práticas educativas desenvolvidas no curso de extensão em questão, em especial, as Práticas Educativas Investigativas (PEI). Pensamos que ela pode dar suporte à organização de cursos a respeito de tema recursividade e auxiliar os seus leitores, professores ou futuros professores de matemática, a trabalharem recursividade em suas aulas. As práticas educativas sugeridas neste material incluem: questões e tarefas de livros didáticos; práticas de ensino propostas pelos documentos oficiais educacionais; PEI elaboradas pelo Gepemem em oficinas, minicursos e cursos; PEI elaboradas pelo Gepemem para o curso “Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade”. Entendemos que tal proposta pode ser adaptada para outras modalidades e contextos, inclusive para o trabalho em sala de aula com os alunos, desde que sejam feitas adaptações quanto aos recursos didáticos, à metodologia, à distribuição da carga horária etc. Nessa proposta, sugerimos a realização de cursos com 60 horas/aulas, distribuídas da seguinte forma: dez encontros virtuais de 3h cada (totalizando 30h), e, dez tarefas assíncronas (totalizando 30h). Aos que desejam utilizar esse material para dar suporte à organização de cursos formativos, indicamos o seguinte público-alvo: professores que ensinam matemática na Educação Básica e alunos de licenciatura em matemática. Além disso, sugerimos que a avaliação seja realizada ao longo do curso, baseada: na assiduidade; na elaboração das tarefas assíncronas; na participação em discussões coletivas; e, sobretudo, nas operações colaborativas propostas para com os colegas de curso. Organizamos este material em oito capítulos. O capítulo 1 compreende a apresentação do produto educacional. O capítulo 2 se refere à fundamentação teórica do material e capítulo 3 a sua justificação. O capítulo 4 trata do curso “Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade”. O capítulo 5 corresponde à configuração curricular sugerida para os cursos subsidiados por este material e o capítulo 6 às ementas relativas os encontros. O capítulo 7 aborda os procedimentos metodológicos sugeridos para cada encontro e o capítulo 8 diz respeito às considerações final sobre o produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Recursividade. Práticas Educativas Investigativas. Modelo dos Campos Semânticos. Produção de significados. Formação de professores. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA PARA DESEMNVOLVIMENTO DE CURSOS OU PRÁTICAS A RESPEITO DO TEMA RECURSIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons