
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SUAREZ, LILIANA FERNANDEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T14:54:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T14:54:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727478 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta experiência de aprendizagem é parte de uma tese de mestrado em Ensino, cujo objetivo é implementar estratégias para fortalecer o conhecimento da Ecologia junto com propostas de Educação Ambiental, bem como o desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes que tenham impacto fora da sala de aula, em suas vidas e atividades diárias. A atividade consistiu em preparar um relatório sobre o consumo doméstico e análise da pegada ecológica de 13 estudantes do sexto semestre - de 17 a 18 anos - de um Telebachillerato em Veracruz, México, que havia previamente identificado os principais problemas ambientais em seu ambiente. Os estudantes vivem em uma comunidade rural na região de Los Tuxtlas, importante para sua biodiversidade, por isso a ligação entre as atividades humanas e a degradação ambiental é particularmente relevante para sua conservação. Foram usados registros de campo e guias de observação para detectar sinais de deterioração e contaminação ambiental; uma calculadora de pegada ecológica, um diário de bordo e um registro fotográfico foram usados para quantificar e classificar o lixo doméstico. A contaminação dos corpos d'água foi identificada como o principal problema local; os principais resíduos relatados foram resíduos alimentares e recipientes plásticos; embora tenha sido considerado que a pegada ecológica individual não representa um grande impacto, foram feitas sugestões para reduzir a quantidade de resíduos produzidos, assim como o consumo de produtos processados e a separação de resíduos em casa. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
| Título: dc.title | RELATÓRIO SOBRE O CONSUMO DOMÉSTICO E PEGADA ECOLÓGICA, E SUA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS. (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: