DISCUTINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM SURDO-PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA REGULAR: UM GUIA DIDÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Ezir Gonçalves de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-04T11:04:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-04T11:04:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-23-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_EZIR GONÇALVES DE PAULA COSTA_2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727417-
Resumo: dc.description.abstractO conteúdo deste material educativo é constituído por reflexões e sugestões advindas da investigação da prática pedagógica de um surdo-professor de matemática. Foi elaborado por meio de observações diretas em sua sala de aula e demais espaços escolares ao ensinar surdos-estudantes, nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma unidade municipal de ensino regular, em um município do estado do Espírito Santo. Além disso, compartilhamos reflexões acerca da in(ex)clusões de surdos observadas no contexto real da prática. Tem uma linguagem de fácil entendimento, uma diagramação atraente e é acessível em Libras. Apresenta alguns destaques, como a seção “PARA SABER MAIS”, que pode conduzir o leitor a um aprofundamento sobre determinada temática disponível na dissertação base deste produto. No final deste material educativo há também a seção “É importante saber”, com curiosidades educativas que abrangem o contexto dos surdos. Ressalta-se que as reflexões, sugestões e discussões são contribuições que foram analisadas na perspectiva de referenciais teóricos que ampararam a pesquisa. A unidade municipal de Ensino Fundamental “Futuro Feliz”, ambiente social deste trabalho, é um espaço de ensino regular e referência na modalidade de educação bilíngue de surdos do município a que ela pertence. É importante mencionar que a pesquisa foi realizada no contexto da pandemia da Covid-19, em um modelo híbrido de ensino. O objetivo do estudo foi “Compreender como a prática pedagógica de um surdo-professor articula diferentes elementos dos saberes”. Isso porque, conforme a revisão de literatura realizada, o número de surdos-professores licenciados em matemática e que ensinam surdos-estudantes no contexto de uma unidade de ensino regular é escasso. Diante disso e da relevância de abordar o tema, esperamos que este material educativo possa contribuir como uma experiência de aprendizado e ou um enriquecimento da prática pedagógica de surdos-professores, professores ouvintes de surdos-estudantes e futuros professores de matemática como provocou em mim, professora de matemática ouvinte, e contribuiu para minha formação e prática pedagógica. Além disso, desejamos que este produto educativo seja um ponto de partida para você, leitor, e seu conteúdo possa ser replicado ou provocar novas reflexões.-
Tamanho: dc.format.extent41,7 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação com Surdos. Ensino de matemática. Educação Matemática Inclusiva. Processos Compensatórios.-
Título: dc.titleDISCUTINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM SURDO-PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA REGULAR: UM GUIA DIDÁTICO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Aparece nas coleções:Ensino