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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Carlos Henrique Soares da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Vanessa Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-03T13:23:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-03T13:23:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESENVOLVIMENTO DE JOGO NO APLICATIVO SCRATCH: Trilha dos números inteiros | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ideia para a escrita deste livro se deu a partir da proposta da criação de um jogo por meio do Aplicativo Scratch, ao cursarmos a disciplina de Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Esta obra tem como objetivo principal ajudar professores do ensino fundamental a tornar as aulas de matemática mais interativas por meio da utilização das mídias digitais. Para tanto, esta obra consiste em uma espécie de tutorial simples, de como utilizar e criar um jogo no aplicativo Scratch. O aplicativo Scratch, desenvolvido especialmente para crianças e adolescentes, é de fácil compreensão e manipulação, possibilitando com que professores possam aprender a utilizá-lo e fazer aplicações no âmbito educacional. Por meio do uso do aplicativo os professores de matemática podem desenvolver variados tipos de jogos, ou até mesmo outros programas que favoreçam o ensino desta disciplina. Por ser uma ferramenta bastante intuitiva, pensa-se que o Scratch, chamará bastante a atenção dos alunos durante as aulas de matemática, permitindo assim que eles despertem seu interesse pelos conteúdos matemáticos e pela lógica de programação. Como consequência no uso desse aplicativo nas aulas, espera-se dinamizar o ensino/aprendizagem de matemática, para que esta disciplina deixe de ser considerada enfadonha. Por isso, a ideia desta obra é que o aplicativo Scratch seja mais uma, dentre as variadas ferramentas, a proporcionar um maior gosto por ensinar e aprender matemática, em especial para o público mais jovem, que já nasceu na era digital. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1291 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números inteiros | - |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE JOGO NO APLICATIVO SCRATCH: Trilha dos números inteiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Livro Carlos - Vanessa.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/727177/1/Livro Carlos - Vanessa.pdfDownload |
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