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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Aline Karla Rego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-03T11:39:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-03T11:39:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | AlineKarlaRêgoSouza_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727137 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo apresentar as reflexões de uma pesquisa que foi mediada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da UFPA/Campus de Ananindeua. Ela visa investigar as experiências com novas práticas no ensino de História, mitigando em sala de aula uma perspectiva de educação histórica calçada na construção e a valorização de narrativas outras sobre os povos indígenas. Para esta finalidade utilizaremos conceitos como memórias silenciadas, identidades, a ideia de nação mais plural, eurocentrismo, interculturalidade, decolonialidade. Para essa discussão os sujeitos históricos evidenciados serão os povos originários em sua diversidade etnocultural, sobretudo a nação Tupinambá, evidenciando a presença silenciada dessa nação no território da cidade paraense de Curuçá, Pará, onde também está sitiada a escola--campo de atuação e pesquisa. Desta forma, pretendemos despertar nos alunos e alunas a curiosidade e a criticidade na construção de novas narrativas, novas histórias em diálogo com práticas interdisciplinares e contextualizadas, pois é urgente a superação da História hegemônica ocidental, que acreditamos ser uma raiz dos estereótipos e preconceitos que dificultam a construção de uma sociedade solidária e plural. Partimos do pressuposto de que o processo de inserção desse território na modernidade colonial ocasionou uma “ocidentalização subalternizada”, em que as populações constituintes do território brasileiro vivenciam um processo secular de silenciamento dos povos. Hoje faz-se necessário um movimento de “descolonização das mentes” em situação escolar para reencontrarmos caminhos autônomos que valorizem os saberes e as práticas escamoteadas pela universalização do conhecimento e das sensibilidades, estabelecidas pela ideia de racionalidade ocidental, que caracteriza a Ciência moderna, estabelecida como o único conhecimento válido, o que dificulta a compreensão e validade de epistemologias outras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,34 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Aprendizagem Histórica; Decolonialidade; Temática Indígena; Novas Narrativas. | pt_BR |
Título: dc.title | Memórias e representações das populações indígenas: estratégias de ensino de História na cidade de Curuçá, Pará. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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AlineKarlaRêgoSouza_DissertaçãoFinal.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/727137/2/AlineKarlaRêgoSouza_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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