EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ANA PAULA RODRIGUES DA COSTA_2022

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Ana Paula Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAVES, Rodolfo Chaves-
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Solange Taranto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-02T16:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-02T16:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ANA PAULA RODRIGUES DA COSTA_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727057-
Resumo: dc.description.abstractEste material destina-se a professores que procuram trabalhar a Educação Financeira Escolar em uma perspectiva interdisciplinar e buscam reflexões acerca de suas – ou nossas – práticas pedagógicas. Também se destina àqueles que se encontram em processo de formação inicial. Objetivamos que o material sirva como apoio para impulsionar possíveis mudanças nas práticas pedagógicas do leitor, de forma a incentivar um trabalho crítico, reflexivo, pautado nos princípios da dialogicidade, com vistas a fomentar uma possível aproximação das rotinas da sala de aula com a realidade local dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tal como fora defendido por Patrick Geddes, biólogo e urbanista escocês, considerado o pai da Educação Ambiental, que se destacou por seu pensamento inovador nos campos do planejamento urbano e da educação, quando defendia que os alunos, orientados por nós, professores, devem ser estimulados a interagirem com a realidade de seus ambientes, para que, assim, possam desenvolver atitudes criativas em relação ao mesmo. Assim, propomos atuar como interlocutores de uma educação que possa incorporar uma análise de realidades socioambientais, em oposição àquelas em que o aluno é levado a não refletir a respeito das consequências dos seus atos (CHAVES, 2004), inclusive, pensamos nós, no que se refere ao papel de consumidores conscientes, com base na sustentabilidade. Esse produto educacional é parte integrante de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação Educação Financeira Escolar e EJA: analisando significados produzidos por alunos durante práticas educativas investigativas e que foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática – Gepemem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira Escolar. Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Produção de significados.pt_BR
Título: dc.titleEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ANA PAULA RODRIGUES DA COSTA_2022pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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