Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Dagma Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-02T14:52:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-02T14:52:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dagma.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto apresenta estratégias, que por meio dos diálogos dos docentes foram organizadas em práticas integradas para o favorecimento de uma formação omnilateral, a partir dos diálogos entre pesquisadora e docentes de um centro de Educação Profissional e Tecnológica dos docentes. Este trabalho é parte integrante da pesquisa intitulada “Coletividade docente e formação integral do sujeito: uma proposta em prol de uma prática docente integrada desenvolvida durante o Mestrado Profissional do Instituto Federal de Brasília-ProfEPT, cujo objetivo foi apresentar possibilidades para a prática integrada na perspectiva de uma formação omnilateral, a partir dos diálogos entre a pesquisadora, docentes e discentes de um centro de EPT. Sendo assim, este produto disponibiliza a trajetória de encontros entre docentes da EPT, destacando as falas e reflexões desenvolvidas no processo de (re)organização das práticas integrativas inspiradas na perspectiva da formação integral. Buscando-se, assim, a constituição de um sujeito pensante, crítico, analítico e transformador no contexto da EPT. O debate sobre a formação omnilateral é pertinente no sentido de que somos profissionais que, de maneira interdependente, formam profissionais para o mundo do trabalho e para a resolução sustentável das questões de vida. Inúmeros são os desafios nessa jornada de conhecimentos, vivências e ações. Paulo freire (1980, p. 107) indica que a compreensão em relação à interação dialógica é uma prática horizontalizada, ou seja, o diálogo não pode ser uma relação hierarquizada, mas uma relação de confiança, comprometimento mútuo e compartilhamento de saberes. Esse produto pode servir como base para o surgimento de novos debates, novos encontros e novas ações em espaços dialógicos de ensino-aprendizagem para a organização de práticas integradas, porque não define ações para um determinado grupo, mas dissemina ações que são frutos do debate e da intencionalidade da materialização do debate em ações. Caminharemos na perspectiva da formação omnilateral. Para tanto, se faz necessário assumir o compromisso de que essa construção depende se constitui a partir de um olhar sensível para o sujeito humano íntegro, consciente e pleno em sua formação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.895kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Coletânea de Estratégias para a Construção de Práticas Integradas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dagma.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/727037/2/Dagma.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons