Coletânea de Estratégias para a Construção de Práticas Integradas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Dagma Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Fernanda Bartoly Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-02T14:52:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-02T14:52:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherDagma.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727037-
Resumo: dc.description.abstractEste produto apresenta estratégias, que por meio dos diálogos dos docentes foram organizadas em práticas integradas para o favorecimento de uma formação omnilateral, a partir dos diálogos entre pesquisadora e docentes de um centro de Educação Profissional e Tecnológica dos docentes. Este trabalho é parte integrante da pesquisa intitulada “Coletividade docente e formação integral do sujeito: uma proposta em prol de uma prática docente integrada desenvolvida durante o Mestrado Profissional do Instituto Federal de Brasília-ProfEPT, cujo objetivo foi apresentar possibilidades para a prática integrada na perspectiva de uma formação omnilateral, a partir dos diálogos entre a pesquisadora, docentes e discentes de um centro de EPT. Sendo assim, este produto disponibiliza a trajetória de encontros entre docentes da EPT, destacando as falas e reflexões desenvolvidas no processo de (re)organização das práticas integrativas inspiradas na perspectiva da formação integral. Buscando-se, assim, a constituição de um sujeito pensante, crítico, analítico e transformador no contexto da EPT. O debate sobre a formação omnilateral é pertinente no sentido de que somos profissionais que, de maneira interdependente, formam profissionais para o mundo do trabalho e para a resolução sustentável das questões de vida. Inúmeros são os desafios nessa jornada de conhecimentos, vivências e ações. Paulo freire (1980, p. 107) indica que a compreensão em relação à interação dialógica é uma prática horizontalizada, ou seja, o diálogo não pode ser uma relação hierarquizada, mas uma relação de confiança, comprometimento mútuo e compartilhamento de saberes. Esse produto pode servir como base para o surgimento de novos debates, novos encontros e novas ações em espaços dialógicos de ensino-aprendizagem para a organização de práticas integradas, porque não define ações para um determinado grupo, mas dissemina ações que são frutos do debate e da intencionalidade da materialização do debate em ações. Caminharemos na perspectiva da formação omnilateral. Para tanto, se faz necessário assumir o compromisso de que essa construção depende se constitui a partir de um olhar sensível para o sujeito humano íntegro, consciente e pleno em sua formação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.895kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Título: dc.titleColetânea de Estratégias para a Construção de Práticas Integradaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

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