Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROCA, Alexandre Gabriel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-02T15:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-02T15:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ALEXANDRE GABRIEL BARROCA_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727020 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material se destina a professores de Matemática e estudantes, ele é fruto de uma pesquisa de Mestrado que resultou em uma dissertação de Mestrado intitulada: “PROPOSTA DIDÁDICOPEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRAÇA DA CIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES”. Que se desenvolveu durante os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 na Praça da Ciência de Vitória – ES. A linha de pesquisa foi a de Educação não formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias em contexto da educação em Ciências e Matemática do programa de mestrado EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Este Produto Educacional contém Propostas Didático-Pedagógicas de Ensino. As Propostas Pedagógicas são baseadas nos pressupostos da História da Matemática em Atividades Didáticas de Antônio Miguel et al. (2009), a fim de promover o Ensino de Matemática e da História da Matemática e incentivar professores a exercerem, de forma criativa, o exercício da cidadania. O termo “Atividade” é no sentido de Tarefa prática ou Trabalho Prático. Essas propostas envolvem episódios da História da matemática, tais como Eratóstenes e a medida da Circunferência da Terra, Pitágoras de Samos e a Escala Pitagórica e Ptolomeu e o seu modelo Geocêntrico que se relacionam com três instrumentos do acervo científico da Praça da Ciência de Vitória-ES. Os instrumentos são: O Relógio de Sol Equatorial, A Escala Musical e O Sistema Solar em Escala. Esperamos, a partir dessas tarefas e trabalhos, inspirar caminhos para a construção de novos olhares para a Praça da Ciência, que até então é amplamente utilizada para o Ensino de Física, Astronomia e Educação Ambiental. Estes também poderão ser usados — para o Ensino e aprendizagem de Matemática e de História da Matemática — por professores, estudantes e demais visitantes da Praça da Ciência. A Praça da Ciência possui cerca de 8 roteiros de visitação pré-estabelecidos para o ensino de Física e Astronomia, tais como: O equilibrista torto, Quero ser um astronauta, Alice no país das maravilhas, Movimento Maluco, Ondas, Energia, dinâmica, Centro de Massa e Astronomia. Nesse produto educacional, o leitor encontrará três sugestões de visita à Praça da Ciência para ensinar e aprender Matemática, utilizando três dos 16 equipamentos do acervo da Praça da Ciência. O material surge como uma nova possibilidade para os professores de Matemática ensinarem essa disciplina no espaço não formal de Educação da Praça da Ciência. A pesquisa de Mestrado se mostra bastante relevante devido ao fato de ser a primeira pesquisa do Mestrado EDUCIMAT a unir o ensino de Matemática a um Espaço Não Formal de Educação. O autor deste Produto Educacional elaborou as Tarefas e Trabalhos propostos, ao longo de três anos de estudo, por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e estes podem ser trabalhados e aplicados em diversos níveis de ensino, tais como Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Portanto, não se pretende, apenas, orientar Tarefas para os professores, mas mostrar que essas propostas são possíveis de serem trabalhados, em uma sequência de tarefas investigativas baseadas em Ponte et al. (2003). As tarefas e trabalhos são pensadas para serem realizadas na Praça da Ciência, em grupos de 4 estudantes e as oficinas pedagógicas poderão ser feitas na própria Praça da Ciência ou na escola de origem do grupo de estudantes. As oficinas pedagógicas podem ser feitas em grupo ou de maneira individual. O Acervo Científico da Praça da Ciência é composto de 16 equipamentos/instrumentos/brinquedos didático – pedagógicos. Após análise dos 16 instrumentos científicos pelo período de um ano, sendo três os critérios de análise: episódio da História da Matemática com o qual o instrumento possibilita a conexão; conceitos matemáticos que o instrumento científico permita a identificação; e conteúdos matemáticos que o instrumento proporcione a aplicação, os três instrumentos que mais atenderam a esses critérios foram: O Relógio de Sol Equatorial, A Escala Musical e o Sistema Solar em Escala. O Corpo técnico da Praça da Ciência atribui três nomes a cada elemento do acervo, são eles: equipamento, instrumento e brinquedo. Como a Praça da Ciência recebe visitantes desde a Educação Infantil a estudantes de Mestrado e Doutorado, tudo vai depender do público. Em nosso Produto Educacional, vamos utilizar sempre o termo “instrumento”, que, em seu significado, nos diz: “objeto simples ou construído por várias peças, que serve para executar um trabalho, fazer uma medição ou observação”, com o objetivo de não confundir o leitor. A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no endereço eletrônico: biblioteca.ifes.edu.br. A elaboração de Produtos Educacionais é uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino. Por isso, criamos este Caderno Pedagógico com o objetivo de auxiliar Professores de Matemática da educação básica no planejamento, elaboração e execução em espaços educacionais não formais, no contexto da Praça da Ciência de Vitória – ES. Neste produto educacional, o leitor encontrará uma contextualização da nossa pesquisa de Mestrado, a Praça da Ciência como Espaço Não Formal de Educação, o acervo da Praça da Ciência e as sugestões de Tarefas e Oficinas envolvendo os seguintes instrumentos: Escala Musical, Relógio de Sol Equatorial e Sistema Solar em Escala. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13.5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática. Ensino de Matemática. Espaço Não Formal de Educação. Praça da Ciência | pt_BR |
Título: dc.title | MATEMÁTICA NA PRAÇA DE CIÊNCIA DE VITÓRIA – ES: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DE UMA MANEIRA DIVERTIDA E CURIOSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons