Plano de Aula – Observação de Artrópodos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspaço Ciência Viva - Clubes de Ciências Escolas Municipaispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSuisso, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Marcela-
Autor(es): dc.contributor.authorAssumpção, Meiryellen-
Autor(es): dc.contributor.authorGoldbach (orient.), Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-30T21:55:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-30T21:55:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherResumo Plano de Aula "Observando artrópodes"pt_BR
identificador: dc.identifier.otherPlano de Aula "Observando artrópodes"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726839-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de plano de aula com o objetivo de exemplificar formas não-visuais de se obter informação e reconhecer elementos da solução de problemas científico através do experimento. Auxiliando, portanto, na distinção entre observação e interpretação de resultados. Essa é uma proposta que visa um novo olhar e sobre uma atividade já difundida no meio escolar. Nela, serão entregues aos alunos caixas vedadas contendo objetos aleatórios de tamanho, peso e caraterísticas variadas. A partir das suas observações, os alunos poderão sugerir o que tem na caixa e comentar os indicativos ou indícios que observaram. O processo se divide em duas ou mais etapas, e em cada uma delas o professor introduz mais um método de observação seja possibilitando a abertura da caixa para que possam tatear os objetos, por exemplo, ou na introdução de um novo instrumento para auxiliar na análise, como balança ou imã. Ao longo do experimento os alunos sistematizam por escrito o que realizaram e dialogam sobre quais conclusões cada grupo chegou. Ao final, os grupos discutem junto ao professor como a caixa fechada influenciam a objetividade e como podem chegar resultados de uma pesquisa (o que tem dentro da caixa). Realizando analogias comparativas. A caixa misteriosa tem o intuito de desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo através da observação do mundo ao seu redor. Uma vez que as explicações científicas tendem a ser menos corretas quando baseadas em informações indiretas, pode-se discutir sobre a importância da argumentação científica ser baseada em evidências justificadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent142 Kb e 2752 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf e pptpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClube de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnaturalistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectartrópodospt_BR
Título: dc.titlePlano de Aula – Observação de Artrópodospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseClube de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
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