
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Espaço Ciência Viva - Clubes de Ciências Escolas Municipais | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Suisso, Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Marcela | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Assumpção, Meiryellen | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Goldbach (orient.), Tânia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-30T21:55:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-30T21:55:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Resumo Plano de Aula "Observando artrópodes" | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Plano de Aula "Observando artrópodes" | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726839 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de plano de aula com o objetivo de exemplificar formas não-visuais de se obter informação e reconhecer elementos da solução de problemas científico através do experimento. Auxiliando, portanto, na distinção entre observação e interpretação de resultados. Essa é uma proposta que visa um novo olhar e sobre uma atividade já difundida no meio escolar. Nela, serão entregues aos alunos caixas vedadas contendo objetos aleatórios de tamanho, peso e caraterísticas variadas. A partir das suas observações, os alunos poderão sugerir o que tem na caixa e comentar os indicativos ou indícios que observaram. O processo se divide em duas ou mais etapas, e em cada uma delas o professor introduz mais um método de observação seja possibilitando a abertura da caixa para que possam tatear os objetos, por exemplo, ou na introdução de um novo instrumento para auxiliar na análise, como balança ou imã. Ao longo do experimento os alunos sistematizam por escrito o que realizaram e dialogam sobre quais conclusões cada grupo chegou. Ao final, os grupos discutem junto ao professor como a caixa fechada influenciam a objetividade e como podem chegar resultados de uma pesquisa (o que tem dentro da caixa). Realizando analogias comparativas. A caixa misteriosa tem o intuito de desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo através da observação do mundo ao seu redor. Uma vez que as explicações científicas tendem a ser menos corretas quando baseadas em informações indiretas, pode-se discutir sobre a importância da argumentação científica ser baseada em evidências justificadas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 142 Kb e 2752 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf e ppt | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades Pedagógicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Clube de Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | naturalistas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | artrópodos | pt_BR |
| Título: dc.title | Plano de Aula – Observação de Artrópodos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Clube de Ciências | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Plano de aula observação de artropodes.pdf | 141,48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726839/2/Plano de aula observação de artropodes.pdfDownload | |
| Resumo_Plano de Aula_Observação de Artrópodes.pptx | 2,75 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/726839/3/Resumo_Plano de Aula_Observação de Artrópodes.pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons