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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAGON, Daniele Pereira dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-29T19:32:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-29T19:32:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
identificador: dc.identifier.other | PORTUGUÊS ESCRITO PARA ALUNOS SURDOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726777 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente mídias sociais como o Facebook e WhatsApp têm sido discutidas como ferramentas de ensino para indivíduos de diversas idades e níveis de ensino. Com base nesse cenário, a presente pesquisa voltada para área de estudos envolvendo a Educação de Surdos objetivou o estimulo ao uso do português escrito por alunos surdos através de redes sociais numa perspectiva da Educação Bilíngue. Dessa forma, este trabalho visa contribuir na prática docente para surdos a partir do entendimento do aluno surdo como pertencente a um grupo linguístico diferente. Para guiar esta pesquisa foram utilizados como referenciais: Quadros, Schmiedt, Favorito, Silva, Gesser, Arcoverde, dentre outros. Nossa hipótese foi de que o uso das redes sociais estimula e potencializa a aquisição do português escrito como segunda Língua para alunos surdos. A análise foi realizada através de pesquisa conduzida pelo aporte teórico da etnografia e netnografia combinada com o método de pesquisa-ação, além dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada. A análise ficou organizada em dois eixos: a) o interesse dos alunos pela leitura e escrita nas redes sociais e b) a mediação do uso dessas redes em uma perspectiva da formação bilíngue do professor. Quanto ao material e procedimentos de coleta de dados, foram realizadas observação participante dos atendimentos em sala de recursos, anotações de campo e transcrição e análise dos diálogos virtuais do Facebook e do WhatsApp. Participaram da pesquisa quatro surdos, alunos de uma Escola Municipal da Prefeitura de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Os participantes com idade entre 15 e 18 anos eram surdos não oralizados que utilizavam a Libras como primeira Língua (L1) em sua comunicação. Os resultados revelaram que o uso de redes sociais numa perspectiva bilíngue apresenta-se como estimulador da leitura e escrita do português para o surdo de forma natural e sem imposição. De acordo com os dados obtidos, o elemento motivador para a aprendizagem parece ser o ensino a partir da interatividade contínua. Observamos que o desejo pela inserção nas redes sociais, já na esfera escolar, parece contribuir para que o português escrito seja encarado como aliado e não como um obstáculo pelo aluno surdo, fazendo-o se interessar pelo seu aprendizado de forma voluntária e proativa. A mediação do professor bilíngue aparentemente também se mostrou importante nos aspectos de lidar com as dúvidas desse alunado na perspectiva de sua primeira língua (Libras), entendendo-as sem constrangimento para ele ou para os alunos. Assim, ele pôde apoia-los em suas dúvidas de forma plena e consciente durante todo o processo. Assim, as redes sociais tornam-se uma ferramenta útil para o ensino do português escrito para alunos surdos, no qual o professor, de preferência bilíngue, poderá utiliza-los a fim de desenvolver a L2 deste público, promovendo uma Educação Bilíngue que respeita as diferenças. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor Bilíngue | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Português como Segunda Língua | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS E ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS (FACEBOOK E WHATSAPP) NO ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA ALUNOS SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação-DanielePereiradosSantosMagon.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726777/2/Dissertação-DanielePereiradosSantosMagon.pdfDownload |
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