BILINGUISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: USO DE UM TEMA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DA LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA – LSB PARA ALUNOS OUVINTES.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Luciane Rangel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-29T19:22:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-29T19:22:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherhttps://www.youtube.com/watch?v=ci-Ml74dU5spt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726757-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, as políticas educacionais propõem a educação para a diversidade. Nesta perspectiva, aqui no Brasil, uma das maiores preocupações é a comunicação entre surdos e ouvintes, pois isso envolve línguas distintas, já que a LSB- Língua de Sinais Brasileira - é a primeira língua dos surdos, conforme visão antropológica. Embora a lei que a regulamenta exista desde 2002, passados 13 anos o processo de inserção da mesma no sistema político do Brasil ainda é moroso no que tange a garantia deste direito linguístico. A LSB não foi inserida na estrutura curricular da maioria das escolas regulares (particulares ou públicas), nem das escolas inclusivas. Visto que na grade curricular de tais escolas consta como obrigatório o ensino de línguas estrangeiras, tais como a língua inglesa e/ou espanhola, como segunda língua para os alunos, a LSB deveria, analogamente, ser implementada aos ouvintes, da infância até a vida adulta, o intuito de melhorar a comunicação entre estes e os surdos, independente da presença ou não de alunos surdos matriculados. Este trabalho tem como objetivo elaborar um material didático de Libras, enfocando um conteúdo programático específico das ciências: “Mamíferos”, trabalhando, em vídeo, classificadores que indiquem o “ato de mamar”, para ser utilizado como recurso visual em aulas e oficinas, de forma que os alunos ouvintes possam aprender a língua de sinais. Assim o vídeo foi construído, mostrando sinais referentes a dezessete animais mamíferos, além de três partes que exemplificam curiosidades e o uso dos sinais envolvendo este tema. O material multimídia final está disponível gratuitamente no site do Youtube (https://youtu.be/ciMl74dU5s), visando possibilitar o acesso e facilitar o ensino de LSB pelo uso de temas na área de ciências, estimulando a consolidação de uma sociedade inclusiva de verdade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeYoutubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLSBpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrianças ouvintespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMamíferospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeopt_BR
Título: dc.titleBILINGUISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: USO DE UM TEMA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DA LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA – LSB PARA ALUNOS OUVINTES.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de Materiais e Novas Tecnologiaspt_BR
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