Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Luciane Rangel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-29T19:22:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-29T19:22:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://www.youtube.com/watch?v=ci-Ml74dU5s | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, as políticas educacionais propõem a educação para a diversidade. Nesta perspectiva, aqui no Brasil, uma das maiores preocupações é a comunicação entre surdos e ouvintes, pois isso envolve línguas distintas, já que a LSB- Língua de Sinais Brasileira - é a primeira língua dos surdos, conforme visão antropológica. Embora a lei que a regulamenta exista desde 2002, passados 13 anos o processo de inserção da mesma no sistema político do Brasil ainda é moroso no que tange a garantia deste direito linguístico. A LSB não foi inserida na estrutura curricular da maioria das escolas regulares (particulares ou públicas), nem das escolas inclusivas. Visto que na grade curricular de tais escolas consta como obrigatório o ensino de línguas estrangeiras, tais como a língua inglesa e/ou espanhola, como segunda língua para os alunos, a LSB deveria, analogamente, ser implementada aos ouvintes, da infância até a vida adulta, o intuito de melhorar a comunicação entre estes e os surdos, independente da presença ou não de alunos surdos matriculados. Este trabalho tem como objetivo elaborar um material didático de Libras, enfocando um conteúdo programático específico das ciências: “Mamíferos”, trabalhando, em vídeo, classificadores que indiquem o “ato de mamar”, para ser utilizado como recurso visual em aulas e oficinas, de forma que os alunos ouvintes possam aprender a língua de sinais. Assim o vídeo foi construído, mostrando sinais referentes a dezessete animais mamíferos, além de três partes que exemplificam curiosidades e o uso dos sinais envolvendo este tema. O material multimídia final está disponível gratuitamente no site do Youtube (https://youtu.be/ciMl74dU5s), visando possibilitar o acesso e facilitar o ensino de LSB pelo uso de temas na área de ciências, estimulando a consolidação de uma sociedade inclusiva de verdade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Youtube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | LSB | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças ouvintes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mamíferos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo | pt_BR |
Título: dc.title | BILINGUISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: USO DE UM TEMA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DA LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA – LSB PARA ALUNOS OUVINTES. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-LucianeRangelRodrigues (1).pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726757/2/Dissertação-LucianeRangelRodrigues (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons