MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS PARA FACILITAR A AQUISIÇÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PELOS ALUNOS SURDOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVEIRA, Luciane Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-29T14:11:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-29T14:11:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherhttp://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Dissertação-LucianeCruzSilveira.pdfpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://drive.google.com/drive/folders/1fofx8jiMRVo63Ca-R31Cl4-ArajtPJl9pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726697-
Resumo: dc.description.abstractA educação escolar de pessoas com surdez ainda hoje apresenta muitas controvérsias, pois perduram os embates entre os defensores das diversas concepções de ensino. Entretanto, as políticas públicas atuais convergem o trabalho para a Libras e a Língua Portuguesa, no sentido de promover uma educação consistente e produtiva, resultante da reestruturação dos sistemas de ensino e das práticas pedagógicas nas escolas públicas e particulares. O objetivo desse trabalho foi elaborar um material didático de Libras na forma de um glossário de ciências, visando facilitar a aquisição de conteúdos de ciências para surdos, usuários da Língua de Sinais (LIBRAS). Assim, no intuito também de melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes desde a tenra infância, 35 verbetes envolvendo Ciências foram selecionados e criado sinais para 26 destes para os quais não havia sinais correspondentes. O glossário foi então inicialmente construído no programa Power Point com os vídeos dos sinais gravados e fotos, sendo posteriormente utilizado para investigar o desempenho de alunos surdos em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, que tenham acesso ao conhecimento através da primeira língua, a LIBRAS. O glossário contém os 35 termos mais utilizados dentro das classes inclusivas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em 54 páginas. Estes termos foram subdivididos em três grupos, a saber: 1) anatomia, saúde e doenças; 2) meio ambiente e geociência; 3) animais. O glossário apresenta ainda, o conceito em português, vídeo explicativo em Libras e imagens, e deverá ser liberado gratuitamente na internet. Esse glossário foi avaliado e aprovado por alunos surdos (n=10) e professores (n=20), revelando que pode ser explorado de diferentes maneiras para o ensino da Língua Portuguesa e demais áreas de conhecimento.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
Título: dc.titleMATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS PARA FACILITAR A AQUISIÇÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PELOS ALUNOS SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de Materiais e Novas Tecnologiaspt_BR
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