
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVEIRA, Luciane Cruz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-29T14:11:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-29T14:11:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| identificador: dc.identifier.other | http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Dissertação-LucianeCruzSilveira.pdf | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | https://drive.google.com/drive/folders/1fofx8jiMRVo63Ca-R31Cl4-ArajtPJl9 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726697 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação escolar de pessoas com surdez ainda hoje apresenta muitas controvérsias, pois perduram os embates entre os defensores das diversas concepções de ensino. Entretanto, as políticas públicas atuais convergem o trabalho para a Libras e a Língua Portuguesa, no sentido de promover uma educação consistente e produtiva, resultante da reestruturação dos sistemas de ensino e das práticas pedagógicas nas escolas públicas e particulares. O objetivo desse trabalho foi elaborar um material didático de Libras na forma de um glossário de ciências, visando facilitar a aquisição de conteúdos de ciências para surdos, usuários da Língua de Sinais (LIBRAS). Assim, no intuito também de melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes desde a tenra infância, 35 verbetes envolvendo Ciências foram selecionados e criado sinais para 26 destes para os quais não havia sinais correspondentes. O glossário foi então inicialmente construído no programa Power Point com os vídeos dos sinais gravados e fotos, sendo posteriormente utilizado para investigar o desempenho de alunos surdos em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, que tenham acesso ao conhecimento através da primeira língua, a LIBRAS. O glossário contém os 35 termos mais utilizados dentro das classes inclusivas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em 54 páginas. Estes termos foram subdivididos em três grupos, a saber: 1) anatomia, saúde e doenças; 2) meio ambiente e geociência; 3) animais. O glossário apresenta ainda, o conceito em português, vídeo explicativo em Libras e imagens, e deverá ser liberado gratuitamente na internet. Esse glossário foi avaliado e aprovado por alunos surdos (n=10) e professores (n=20), revelando que pode ser explorado de diferentes maneiras para o ensino da Língua Portuguesa e demais áreas de conhecimento. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
| Título: dc.title | MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS PARA FACILITAR A AQUISIÇÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PELOS ALUNOS SURDOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação-LucianeCruzSilveira.pdf | 12,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726697/2/Dissertação-LucianeCruzSilveira.pdfDownload | |
| Glossario de Ciências em Libras (1).pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726697/3/Glossario de Ciências em Libras (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons