
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Luiz Carlos dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-28T20:55:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-28T20:55:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/drive/folders/12Ii07wNaSCCwsHTeA0LeKK0vvmG2WPYv | - |
| identificador: dc.identifier.other | https://drive.google.com/drive/folders/12Ii07wNaSCCwsHTeA0LeKK0vvmG2WPYv | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726657 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A partir da experiência com a disciplina de Libras para alunos jovens e adultos do 6o ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, percebemos a necessidade de material adequado para seus estudos em casa, pois muitas vezes eles esquecem de trazer ou de fazer as atividades escolares, assim como a revisão de estudos para fazer provas na sala de aula. Tais materiais se perdem e os alunos solicitam ao professor que imprima novamente as atividades propostas para dar a eles. Nesse cenário, temos a escassez de material didático, a dificuldade em memorizar os conteúdos e o déficit de atenção. Nosso objetivo foi o desenvolvimento dos conteúdos em vídeos, para estimular a interação entre alunos e professor, por meio da percepção visual. A fim de possibilitar o acesso dos conteúdos aos alunos, foi criado um site, como produto desta dissertação, contendo os conteúdos trabalhados na disciplina de LIBRAS oferecida para alunos surdos do 6o ano do ensino fundamental I. O caminho metodológico foi construído por meio da criação de um roteiro com os conteúdos, posteriormente, realizamos a gravação com animações e outros códigos, como parte da pesquisa experimental (GIL, 2002). Também realizamos entrevistas guiadas, por meio dessa metodologia, foi possível abordar os conceitos relacionados com aqueles sinais que não são dotados de semelhança com dados relacionados à realidade - nesse caso, os sinais arbitrários e icônicos – assim como a capacidade humana de se expressar por meio de imagens, nesse caso temos a construção imagética. A criação do Website Libras Visual, na plataforma a distância, dará segurança em praticar a Libras e, também aprimorar a aprendizagem através do conhecimento. A aprendizagem de alunos por meio de visualidades foi desenvolvida e aplicada por meio de imagens e de palavras estruturadas em materiais didáticos expositivos nas aulas (STREIECHEN; KRAUSE- LEMKE, 2014). Apresentamos ainda aulas dos temas Iconicidade e Arbitrariedade em PowerPoint em atividades de interação, na sala de aula, e depois ainda possibilitamos a observação repetidamente de tais aulas e atividades no website Libras Visual. Importante destacar que os alunos têm direitos e devem ser incentivados a aprender por meio de aulas e materiais didáticos interessantes, que contribuam no processo de aquisição da aprendizagem linguística. Nesse sentido, devem ser estimulados (SANTOS et al., 2014) também para buscar informações visuais no mundo visual e, por meio dos vídeos podem voltar várias vezes e fazer revisões dos conteúdos que desejam estudar. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Youtube | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | conteúdos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | vídeos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | iconicidade visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | websites | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | materiais bilíngues | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
| Título: dc.title | A VISUALIDADE EM AULAS E EM ATIVIDADES DA DISCIPLINA LIBRAS: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons