PROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO DAS BASES COGNITIVAS E PSICOMOTORAS PARA AQUISIÇÃO DO PARÂMETRO CONFIGURAÇÃO DE MÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Cristhiane Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T20:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T20:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/drive/folders/1sPqo6upqGc7WMCE8vgwqiqo041YxdUFC-
identificador: dc.identifier.otherhttps://drive.google.com/drive/folders/1sPqo6upqGc7WMCE8vgwqiqo041YxdUFCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726637-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto relacionado às pessoas surdas, é inegável o papel crucial que a linguagem exerce no pleno desenvolvimento destes indivíduos. De acordo com a concepção bilíngue-bicultural da surdez, é necessário garantir o respeito às diferenças, incluindo a diferença linguística, representada pela língua de sinais, natural das comunidades surdas. Levando em conta que a aquisição de uma língua depende, em parte, do desenvolvimento do nível linguístico fonético-fonológico que, por sua vez, depende de pré-competências cognitivas e psicomotoras, o objetivo da presente pesquisa é gerar um minicurso de formação profissional continuada com este tema, abordando o seu efeito na opinião e prática dos docentes e na aquisição de Libras dos alunos da Educação Infantil de uma instituição de ensino para surdos, através de questionário semi-estruturado e do teste FONOLIBRAS, respectivamente, antes e após implementação da proposta nas turmas pelo período de 1 mês. Mediante análise dos dados, coletados nos questionários preenchidos por 06 docentes e da avaliação de 15 alunos com o teste FONOLIBRAS, foi possível afirmar que o minicurso teve impactos positivos tanto para os profissionais quanto para as crianças surdas. Os docentes relataram otimização nas etapas de avaliação, planejamento e prática de ensino, com consequentes ganhos na motivação e nos resultados de aprendizagem de seus alunos. Quanto ao desenvolvimento da Libras dos pré-escolares surdos, comparando-se o desempenho em outubro e dezembro de 2016, houve melhora estatisticamente significativa (p<0,05) na pontuação do teste, indicando melhoria na aquisição de vocabulário. Também houve um ligeiro acréscimo no percentual de sinais de Libras sem processos fonológicos, embora não tenha sido estatisticamente significativo (p>0,05); o que a longo prazo, com a continuidade do trabalho, espera-se que modifique de modo mais expressivo. Estima-se que a presente dissertação contribua tanto para o meio acadêmico quanto para os contextos clínicos e educacionais que envolvam aquisição de língua de sinais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent280 folhaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectsurdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprocesso fonológicopt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO DAS BASES COGNITIVAS E PSICOMOTORAS PARA AQUISIÇÃO DO PARÂMETRO CONFIGURAÇÃO DE MÃO DAS LÍNGUAS DE SINAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de Materiais e Novas Tecnologiaspt_BR
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