Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, WEBERLY DIANE VIEIRA VITORINO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-28T18:58:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-28T18:58:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisou, como as mulheres negras foram representadas nos livros didáticos de história do ensino fundamental, da coletânea História, sociedade e cidadania de Alfredo Boulos Junior, referente ao triênio de 2017 a 2019. A investigação investigou as imagens, textos e atividades propostas nos conteúdos em que apresentam as experiências históricas dessas mulheres. Os materiais didáticos selecionados para a pesquisa são referentes aos livros utilizados nas turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental. As análises e discussões foram permeadas pela perspectiva teórica de Djamila Ribeiro, Lélia Gonzalez, Circe Guimarães, Kabenguele Munganga, e Nilma Lino Gomes, Stuart Hall e bell hooks. Como resultado da pesquisa foi elaborado um guia didático, como produto a ser apresentado no programa de pós graduação ProfHistória. O material tem como proposta apresentar história biográficas de mulheres negras que tiveram múltiplas experiências históricas, apresentando a história dessas mulheres desde a antiguidade, Brasil oitocentista e na história do tempo recente. Além dessas biografias há sugestões de atividades e filmes, para auxiliar o trabalho do professor para incluir a história dessas mulheres no conteúdo programático. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8,2 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres Negras, Livros didáticos, Ensino de História | - |
Título: dc.title | HISTÓRIA DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL (2017-2019) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProhHistória | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Weberly_v.final_10.03.pdf | 9.73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726617/2/Dissertao_Weberly_v.final_10.03.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons