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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNEMAT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KAMITANI, EDUARDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-28T18:49:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-28T18:49:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726598 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo principal a utilização de charges no ensino de História. A partir da análise dos principais documentos referentes à educação brasileira no século XX e início do século XXI , constatamos que só recentemente, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Lei de Diretrizes de Bases Lei 9394/96 (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é que a preocupação com métodos de ensino que utilizem fontes históricas e análise de documentos passaram a ser considerados competências e habilidades que devem orientar a prática dos professores de história nas escolas. Desse modo, seguindo essas orientações, fizemos uma seleção de charges publicadas entre 1930 e 1945, período conhecido como Era Vargas, que retratam os principais acontecimentos políticos que se consagraram como fatos históricos. As charges foram selecionadas por meio do acesso ao site da Biblioteca Nacional, sessão Hemeroteca, e o periódico por nós escolhido foi a revista ilustrada Careta devido a quantidade de charges por publicação e pela acervo completo encontrado no site da Biblioteca. Este trabalho se enquadra no campo teórico da história do imaginário e enfatiza a importância do uso de fontes iconográficas para a construção do conhecimento histórico escolar, em que alunos, professores e escola, de forma dialética, problematizam, questionam, ressignificam e produzem conhecimentos originais a partir dos currículos prescritos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória. Ensino de História. Conhecimento histórico escolar | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E O GOVERNO VARGAS (1930-1945): UMA ANÁLISE DE CHARGES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProhHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação EDUARDO KAMITANI_UNEMAT.pdf | 7,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726598/2/Dissertação EDUARDO KAMITANI_UNEMAT.pdfDownload |
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