ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DE CANARANA-MT: VIVÊNCIAS DE MIGRANTES E A HISTÓRIA DO LUGAR (1970-1980)

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Autor(es): dc.contributorUNEMATpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, NÉLTON RICARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T18:42:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T18:42:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726597-
Resumo: dc.description.abstractAs formas de fazer História, inclusive no ambiente escolar, variaram muito nos últimos séculos. A historiografia, por ter sua origem sempre em um dado contexto, tem o desafio de compreender-se nesse contexto, analisá-lo, desafiá-lo e influenciá-lo. O ensino de História no Brasil também passou por mudanças significativas em sua forma, conteúdo e objetivos desde a sua primeira formatação, no início do século XIX, até a segunda década do século XXI. Seus objetivos variaram desde a consolidação do sentimento patriótico, passando pela formação centrada no aluno da Pedagogia Nova, pela formação de mão de obra passiva da pedagogia tecnicista e, finalmente, pelo desenvolvimento do pensamento autônomo do aluno presente na BNCC. A formação de professores e a relação de conteúdos abordados refletem, em muito, os objetivos propostos em cada um dos períodos. Ressalta-se, na atual conjuntura educacional, a necessidade de discutir a historicidade de cada sujeito em seu contexto. Assim, destaca-se a importância de trabalhos relacionados a memória e história oral como subsídio para a construção e estudo da história do lugar. Partindo do desafio de avançar para além da história oficial da cidade de Canarana/MT, que tem como marco inicial o projeto de colonização homônimo iniciado em 1972 por colonos oriundos do estado do Rio Grande do Sul, este estudo objetivou investigar a existência e contribuição de outros sujeitos no processo de ocupação do território. Para tal, a metodologia da história oral serviu de subsídio a fim de coletar, analisar e divulgar os relatos desses sujeitos que, por vezes, não são considerados na construção da história desse lugar. Estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire, de Canarana/MT, integraram o projeto como os principais protagonistas no processo de investigação e análise dos dados coletados, na perspectiva da construção de um saber histórico escolar, fomentado e impulsionado pelo Programa de Mestrado Profissional em ensino de História - ProfHistória. Num ontexto de pluralidade de ideias, o ensino de História também vê-se plural e diverso. E, em sintonia com o desenvolvimento das propostas educacionais encontradas na BNCC, a utilização da história oral para o estudo de questões relacionadas a Memória e a História Local, coloca-se como uma das possibilidades que vem ao encontro da ideia de autonomia de pensamento do aluno e de produção de sua própria História e identidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória. Ensino de História. Conhecimento histórico escolarpt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DE CANARANA-MT: VIVÊNCIAS DE MIGRANTES E A HISTÓRIA DO LUGAR (1970-1980)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProhHistóriapt_BR
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