O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DA LITERATURA MOÇAMBICANA DE UNGULANI BA KA KHOSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMATpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, GILMARA OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T17:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T17:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726579-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa dissertativa teve como principal objetivo abordar parte da História da África, por intermédio da produção literária moçambicana, de Ungulani Ba Ka Khosa, especialmente nas coletâneas de contos Ualalapi e Orgia dos Loucos, as quais permitiram a problematização dos aspectos da neocolonização imperialista europeia e a busca pela emancipação do território. A partir de fontes primárias, da proposição de construir relações interdisciplinares, voltadas ao Ensino de História, e, no intuito de promover a Lei no 10.639/2003, realizou-se o produto pedagógico previsto no desenvolvimento curricular, no Mestrado Profissional em História (ProfHistória), que foi o curso de extensão: “História e Literatura Africana (HISLA) no contexto da neocolonização e descolonização de Moçambique”. Realizou-se esse Curso no ambiente virtual do Google Meet e do Google Classroom, destinado a colaborar com a formação de professores e estudantes, interessados na relação História e Literatura e na temática africana. Para fins de pesquisa pedagógica, o produto assumiu a característica de um Blog e de um canal no YouTube, com a finalidade de formação inicial e continuada, para os professores da educação básica. Utilizou-se como referencial Benoit (2002), Mbembe (2019), Oliva (2020), dentre outros teóricos, que auxiliaram a análise, tornando mais aprofundada a compreensão da História e da Literatura Africana, de Língua Portuguesa. O texto foi estruturado em três capítulos: no primeiro, procedeu-se a uma revisão bibliográfica sobre a colonização e descolonização da África; no segundo capítulo, teceram-se reflexões entre a História e a Literatura, e se apresentou uma perspectiva narrativa, através das lentes africanas; no terceiro e último capítulo, versou-se sobre o curso de extensão e os resultados dos dados nele obtidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÁfrica; Literatura; História; Ensino.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DA LITERATURA MOÇAMBICANA DE UNGULANI BA KA KHOSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProhHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons