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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNEMAT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, GILMARA OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-28T17:35:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-28T17:35:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726579 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa dissertativa teve como principal objetivo abordar parte da História da África, por intermédio da produção literária moçambicana, de Ungulani Ba Ka Khosa, especialmente nas coletâneas de contos Ualalapi e Orgia dos Loucos, as quais permitiram a problematização dos aspectos da neocolonização imperialista europeia e a busca pela emancipação do território. A partir de fontes primárias, da proposição de construir relações interdisciplinares, voltadas ao Ensino de História, e, no intuito de promover a Lei no 10.639/2003, realizou-se o produto pedagógico previsto no desenvolvimento curricular, no Mestrado Profissional em História (ProfHistória), que foi o curso de extensão: “História e Literatura Africana (HISLA) no contexto da neocolonização e descolonização de Moçambique”. Realizou-se esse Curso no ambiente virtual do Google Meet e do Google Classroom, destinado a colaborar com a formação de professores e estudantes, interessados na relação História e Literatura e na temática africana. Para fins de pesquisa pedagógica, o produto assumiu a característica de um Blog e de um canal no YouTube, com a finalidade de formação inicial e continuada, para os professores da educação básica. Utilizou-se como referencial Benoit (2002), Mbembe (2019), Oliva (2020), dentre outros teóricos, que auxiliaram a análise, tornando mais aprofundada a compreensão da História e da Literatura Africana, de Língua Portuguesa. O texto foi estruturado em três capítulos: no primeiro, procedeu-se a uma revisão bibliográfica sobre a colonização e descolonização da África; no segundo capítulo, teceram-se reflexões entre a História e a Literatura, e se apresentou uma perspectiva narrativa, através das lentes africanas; no terceiro e último capítulo, versou-se sobre o curso de extensão e os resultados dos dados nele obtidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | África; Literatura; História; Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DA LITERATURA MOÇAMBICANA DE UNGULANI BA KA KHOSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProhHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Gilmara dissertação final 2002.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726579/2/Gilmara dissertação final 2002.pdfDownload |
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