Malaika

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Kênia Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T17:03:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T17:03:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherMalaikapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726578-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional escrito, aplicado e avaliado durante a escrita da dissertação “O estudo da História, da cultura afro-brasileira e a representatividade negra e os seus impactos na autoestima, no respeito à diversidade e na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental” apresentada para a obtenção do título de mestre em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG traz uma proposta pedagógica para o estudo da História e da Cultura Afro-brasileira em sala de aula. O produto educacional é um livro paradidático intitulado "Malaika", escrito pela pesquisadora e trabalhado pela professora de Língua Portuguesa de uma turma de sexto ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino que visa melhorar a aprendizagem dos alunos negros e não negros do sexto ano sobre a temática étnico racial, trabalhando também a autoestima e a autoaceitação dos alunos negros e o respeito à diversidade. O produto educacional objetiva melhorar o aprendizado dos estudantes na temática étnico racial, estimular a autoestima e a autoaceitação do aluno negro, promover o respeito à diversidade. A história do livro engloba informações importantes sobre a cultura negra, a história de algumas personalidades que contribuíram para as conquistas do povo negro, Leis que tratam sobre a importância do ensino do tema e de enfrentamento ao racismo e alguns conceitos importantes para o entendimento do assunto proposto. O livro contém cinco capítulos em que assuntos como a diversidade, a representatividade negra, as leis antirracistas, o racismo e o preconceito, a autoestima, a cultura e a história do povo negro foram apresentados à turma por intermédio dos personagens da história com atividades práticas a serem realizadas pelos alunos participantes ao mesmo tempo em que liam a história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1302 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturas Afro-Brasileira e Africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as relações étnicas e raciaispt_BR
Título: dc.titleMalaikapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons