"NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS": TUTORIAL BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS) PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS AOS PORTAIS DIGITAIS DO IFC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria, Daiana Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T16:59:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T16:59:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherTutorial Bilíngue Libras-Português-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726577-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, intitulado "Nada Sobre Nós, Sem Nós”: Tutorial Bilíngue (Libras-Português) para Acessibilidade de Pessoas Surdas aos Portais Digitais do IFC, foi elaborado e implementado como requisito para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), do Instituto Federal de Santa Catarina, e está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente produto, na tipologia tutorial bilíngue, foi implementado no Campus Avançado Sombrio, do Instituto Federal Catarinense (IFC), e teve como objetivo contribuir para a acessibilidade e usabilidade do Portal de Ingresso e do Portal do Candidato pelo público surdo, tendo em vista que o processo de inscrição para os cursos da instituição ocorre, obrigatoriamente, nesses portais, mas têm se mostrado como uma barreira para que esse público participe dos processos seletivos no IFC de forma mais equitativa. A implementação do produto com uma estudante surda demonstrou que os recursos de acessibilidade inseridos no tutorial bilíngue: vídeos explicativos do fluxo de inscrição nos portais, além do glossário com termos técnicos, ambos em Libras, com legendas em português escrito, imagens e GIFs, viabilizaram a navegação nos portais e a compreensão dos processos, que levaram a estudante a realizar sua inscrição de forma exitosa e autônoma. A partir do resultado, argumentamos que os recursos de acessibilidade usados no tutorial estimulam processos cognitivos que levam a diferentes aprendizagens e potencializam processos seletivos mais inclusivos e equitativos. Dessa forma, acredita-se que se o tutorial for adotado pelo IFC ou por outras instituições, poderá promover a ampliação do acesso desse público à EPT e contribuir para implementação das políticas de inclusão e do paradigma da educação para todos na EPT. Entretanto, ressalta-se a necessidade de ampliar a implementação do tutorial com outros candidatos surdos, visando corroborar os resultados obtidos e/ou aprimorar o tutorial.-
Tamanho: dc.format.extent5,16 MB (5.413.916 bytes)-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante Surdo-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos Seletivos-
Palavras-chave: dc.subjectPortais-
Título: dc.title"NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS": TUTORIAL BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS) PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS AOS PORTAIS DIGITAIS DO IFC-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientado-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
270847.pdf5.25 MBAdobe PDF/bitstream/capes/726577/4/270847.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons