Educação permanente e aprendizagem baseada em problemas – Potencialidades na gestão em saúde (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorSimões, Eliane Amanda-
Autor(es): dc.contributor.authorTsuji, Hissachi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T16:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T16:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726557-
Resumo: dc.description.abstractOs conhecimentos científicos na área da saúde, principalmente depois da 2ª. guerra mundial, vêm crescendo em progressão geométrica. Cerca de 50% dos conhecimentos aprendidos nas escolas são questionados ou substituídos em 4 a 5 anos. Isso significa que os profissionais precisam continuar se atualizando ao longo da vida. Caso contrário em pouco tempo tornar-se-ão profissionais desatualizados. A Educação Continuada (EC) foi introduzida no SUS, em 1978, segundo pedagogia tradicional, para garantir a atualização dos servidores de diferentes setores do serviço de saúde, porém não atendeu as expectativas. Com a implementação da Política Nacional de Humanização (2004) e atualização das DCN do curso de Medicina (2014) foram introduzidas expressões como: currículo integrado, competência profissional, processo de ensino e aprendizagem ativo, integração das dimensões biológica, psicológica e social, humanização, necessidades de saúde, integralidade do cuidado, clínica e saúde ampliadas, e escuta atenta. Em 2007, o Ministério da Saúde, elaborou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) que recomenda a utilização da Educação Permanente (EP) fundamentada nos princípios educacionais do construtivismo, em substituição à EC. Entretanto, até hoje a PNPES, PNH do SUS e DCN não produziram os efeitos esperados. Esta pesquisa revelou que as principais fragilidades das diferentes Políticas implementadas pelos Ministérios da Saúde e de Educação residem na falta de especificação dos significados das expressões utilizadas. Os profissionais de saúde não têm formação em Pedagogia e Didática. Daí a preocupação dos autores em definir/conceituar/esclarecer as expressões introduzidas pelos Ministérios e utilizadas neste trabalho. Na ótica dos autores, é a principal contribuição para os interessados na utilização da EP. Hissachi Tsuji Médico endocrinologistapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação permanente e aprendizagem baseada em problemas – Potencialidades na gestão em saúde (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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