VAMOS AO MUSEU APRENDER CIÊNCIAS? UM GUIA DIDÁTICO PARA VISITAS AO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCON, Katia Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-28T00:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-28T00:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-16-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 43_KATIA APARECIDA ROCON_TURMA 2015_V FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726537-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática M.Ed. Katia Aparecida Rocon, orientada pelo Prof. D.L. Carlos Roberto Pires Campos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Vitória). A referida Dissertação deMestrado encontra-se disponível no site do Programa EDUCIMAT, a saber: http://educimat.vi.edu.br. O presente guia foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “Aprendendo sobre ambiente no museu: potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica”. Tanto a pesquisa quanto o guia didático são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes, realizado no período de setembro de 2015 a julho de 2017. O objetivo deste material é potencializar as visitas orientadas que acontecem no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), de forma a ampliar a concepção de alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre meio ambiente. Este guia foi elaborado para professores da 10 área das ciências que buscam os espaços educativos não formais, como o INMA, para desenvolver uma metodologia diferenciada e integradora no ensino de ciências, de modo a proporcionar um aprendizado dinâmico, contextualizado e prazeroso. O guia didático produzido motiva reflexões sobre a importância do diálogo entre museu e escola para o ensino de ciências na educação básica; apresenta um breve histórico e reconhecimento do INMA e, por fim, uma proposta de visita ao INMA, com sugestões de atividades e temáticas relevantes a serem discutidas e problematizadas. Objetiva auxiliar e enriquecer o trabalho do professor que pretende visitar o INMA na perspectiva de aprimorar a concepção de meio ambiente de alunos do 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,81 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativos não formais;Mata Atlântica;Divulgação Científica;Museu;Visita mediada;Ensino de ciências;Educação não formalpt_BR
Título: dc.titleVAMOS AO MUSEU APRENDER CIÊNCIAS? UM GUIA DIDÁTICO PARA VISITAS AO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons