A tecnologia e a matemática na construção de uma calculadora de probabilidade com o uso do App Inventor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Veraciv Brabo de-
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Giovanni Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAQUIAM, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-27T18:36:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-27T18:36:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
identificador: dc.identifier.otherA tecnologia e a matemática na construção de uma calculadora de probabilidade com o uso do App Inventorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726477-
Resumo: dc.description.abstractEste livro está sendo elaborado como uma tarefa para o ensino de matemática, por meio das mídias tecnológicas no ensino de probabilidade. Sabe-se que as noções básicas do conhecimento matemático em interação com a tecnologia digital é uma necessidade que vem exigindo atualmente dos professores conhecimentos de informática, levando-o a ressignificar sua forma de ensinar. Está tendência metodológica da educação matemática, disponibiliza materiais didáticos diversificados para ser utilizado envolvendo os alunos de forma dinâmica e prazerosa, mesmo que tenham pouco conhecimento em usar tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, algumas plataformas/sites disponibilizam tutoriais que auxiliam a desenvolver aulas, entretanto, dependendo da região, podem aparecer certos desafios singulares. A falta de recursos materiais, pode ser um dos desafios, como por exemplo, não ter equipamentos como computadores e internet, os meios principais para que este projeto seja concretizado em sala, por mais que esses obstáculos estejam longe de serem resolvidos no ensino público, é preciso se importar com a formação e vontade em enfrentar os desafios para proporcionar melhorias na educação. Quanto ao acesso por meio do celular, é notório que os alunos, em sua maioria, têm acesso, ponto que favorece os professores para usar na aprendizagem, pois este é um recurso que atrai os alunos, por isso é necessário incluir esses aparelhos tecnológicos no ensino escolar com responsabilidade e compromisso, para que assim o professor tenha a oportunidade de dinamizar sua metodologia. Não dá pra justificar, que o ensino escolar seja da mesma forma, ou seja, sem mudanças ao longo do tempo, porque atualmente os alunos trazem consigo um conhecimento amplo nesse mundo digital que precisa ser aproveitado na educação escolar, o que também gera desafios e possibilidades para utilizarem, aprenderem ou reaprenderem a usar qualquer tecnologia nas aulas presenciais ou nas aulas virtuais, por isso o professor precisa de métodos que possam ser aliados ao ensino, proporcionado uma interação mais dinâmica, moderna e prazerosa para os alunos, que estarão aprendendo com recursos que para eles hoje é mais atrativo. Segundo Borba e Penteado (2001, p. 140) “A informática não melhora e nem piora o ensino, ela transforma o ensino, a aprendizagem e a forma como as pessoas produzem conhecimento”. Está é a realidade que se vive, vendo crianças que tem acesso 5 desde muito cedo a celulares, tabletes, computadores, recursos tecnológicos e que não têm dificuldade em utilizá-los. A proposta de realizar este livro, para orientar na construção de um aplicativo no site MIT app inventor, propõe aos professores, um método que pode incentivar a aprendizagem, para isto, precisa-se de computador, celular ou tablet, conectado à internet, com interação em aulas que envolva o ensino de probabilidade, pois este apresentará a produção de um aplicativo denominado “calcular_probabilidade”. Portanto a partir da do site MIT App inventor, será orientado aos professores o passo a passo para criar este aplicativo, envolvendo tópicos que fazem parte do conteúdo de matemática e do conhecimento empírico dos envolvido. Logo, este livro será um modelo científico que auxiliará professores a promover a aprendizagem e interação de conhecimentos no ensino de uma atividade utilizando as mídias tecnológicas, em sua prática pedagógica na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1733pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Título: dc.titleA tecnologia e a matemática na construção de uma calculadora de probabilidade com o uso do App Inventorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais