O ensino por investigação como abordagem didática para o estudo da condução de eletricidade em sólidos semicondutores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorFAZOLO, Lucas Chagas-
Autor(es): dc.contributor.authorBROZEGUINI, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-27T13:44:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-27T13:44:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMNPEF_Produto_Educacional_Lucas_Fazolo_Turma_2020_Versão_Final-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726397-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos, as lâmpadas LED foram gradualmente tomando conta do mercado da iluminação. Para entender o funcionamento dessas lâmpadas, é necessário estudar a condução elétrica em semicondutores, passando pela teoria das bandas, dopagem e junção PN. Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) no processo de Alfabetização Científica (AC) de adolescentes da primeira série do Ensino Médio. Para tanto, foi desenvolvida uma SEI à luz dos eixos estruturantes da AC, realizada junto a duas turmas de 1ª série de uma escola pública estadual. Para produzir os dados da pesquisa, recorreu-se a anotações de campo e as produções dos estudantes em sala de aula. Os conteúdos foram analisados e organizados em categorias de acordo com os eixos estruturantes da AC. Dentre as atividades aplicadas na SEI, destacou-se a presença de demonstrações investigativas, laboratório aberto, aulas de sistematização de conhecimento, textos de apoio, recursos tecnológicos, questões abertas e problemas abertos. Os resultados indicam que a sequência didática adotada favoreceu a promoção da AC, além do aprendizado a partir do protagonismo dos estudantes. Como principais resultados, notou-se que os estudantes mostraram significativo desenvolvimento de argumentação, exibindo articulação de termos e conceitos de natureza científica durante a proposição de explicações. Notou-se também que as contextualizações proporcionadas pela aplicação da SEI sensibilizaram os estudantes, quanto aos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e no ambiente. Porém, observou-se que embora as atividades abordem aspectos da natureza da ciência, ficou evidente que as expressões desse tipo de conhecimento foram menos frequentes ao longo da Sequência de Ensino Investigativa (SEI)-
Tamanho: dc.format.extent1,15 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação.-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica.-
Palavras-chave: dc.subjectSemicondutores.-
Palavras-chave: dc.subjectLâmpadas LED.-
Título: dc.titleO ensino por investigação como abordagem didática para o estudo da condução de eletricidade em sólidos semicondutores.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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