Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LESSER, Vanessa Alves de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-27T13:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-27T13:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o-VanessaAlvesdeSouzaLesser.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Dissertação-VanessaAlvesdeSouzaLesser.pdf | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/dQqvBIuKX2k | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/ofPGeTAD5qw | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/JkxXwxAn3gM | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/Pl8D6wUKj04 | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/Gx_c78GZ4nk | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/po7oVa8stpQ | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/55_zGSuny3E | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://youtu.be/m3Dl2bEYzH4 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tendo por base teórica o letramento visual e a pedagógica visual, compreende-se que o aluno surdo lê a imagem como texto. Diante de tal concepção, foram desenvolvidas atividades para favorecer este aluno com uma reflexão metalinguística, partindo do entrelaçando da Libras/LSB com a Língua Portuguesa. Com base em diversas pesquisas realizadas, verificou-se a escassez de materiais didáticos específicos para a educação de surdos, especialmente quando entra em pauta o trabalho pedagógico com jovens e adultos. Este projeto pretende criar e produzir jogos didáticos e mapa dos sinais dos municípios do estado do Rio de Janeiro, na perspectiva bilíngue, para uso em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem da Libras por parte de alunos surdos. O objetivo inclui pesquisar como o uso de jogos, mapas e livros bilíngues desenvolvidos pela professora podem ser de grande ajuda nesse processo. A proposta envolve atividades desenvolvidas para a escola e tarefas que os alunos possam desempenhar, com autonomia, em outros espaços de seu cotidiano. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Os produtos desta pesquisa são um mapa bilíngue (impresso e virtual) dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e jogos que trabalham com esse conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 01 a 05 segundos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Site | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Youtube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO DE JOGOS E MAPAS DIDÁTICOS BILÍNGUES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons