PRODUÇÃO DE JOGOS E MAPAS DIDÁTICOS BILÍNGUES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLESSER, Vanessa Alves de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-27T13:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-27T13:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o-VanessaAlvesdeSouzaLesser.pdf-
identificador: dc.identifier.otherhttp://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Dissertação-VanessaAlvesdeSouzaLesser.pdfpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/dQqvBIuKX2kpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/ofPGeTAD5qwpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/JkxXwxAn3gMpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/Pl8D6wUKj04pt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/Gx_c78GZ4nkpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/po7oVa8stpQpt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/55_zGSuny3Ept_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/m3Dl2bEYzH4pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726378-
Resumo: dc.description.abstractTendo por base teórica o letramento visual e a pedagógica visual, compreende-se que o aluno surdo lê a imagem como texto. Diante de tal concepção, foram desenvolvidas atividades para favorecer este aluno com uma reflexão metalinguística, partindo do entrelaçando da Libras/LSB com a Língua Portuguesa. Com base em diversas pesquisas realizadas, verificou-se a escassez de materiais didáticos específicos para a educação de surdos, especialmente quando entra em pauta o trabalho pedagógico com jovens e adultos. Este projeto pretende criar e produzir jogos didáticos e mapa dos sinais dos municípios do estado do Rio de Janeiro, na perspectiva bilíngue, para uso em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem da Libras por parte de alunos surdos. O objetivo inclui pesquisar como o uso de jogos, mapas e livros bilíngues desenvolvidos pela professora podem ser de grande ajuda nesse processo. A proposta envolve atividades desenvolvidas para a escola e tarefas que os alunos possam desempenhar, com autonomia, em outros espaços de seu cotidiano. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Os produtos desta pesquisa são um mapa bilíngue (impresso e virtual) dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e jogos que trabalham com esse conteúdo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent01 a 05 segundospt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeSitept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeYoutubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo Educativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO DE JOGOS E MAPAS DIDÁTICOS BILÍNGUES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de Materiais e Novas Tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons