Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SACOVICZ, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-26T17:26:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-26T17:26:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Rafael Sacovicz_Intervenção | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726317 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta o estudo e desenvolvimento de uma intervenção didática na disciplina de sociologia visando a reflexão sobre as percepções dos jovens estudantes sobre a temática do racismo a partir das suas representações sociais. Considerando que o grupo de estudantes do colégio objeto desse estudo, localizado no município da Lapa (PR), é constituído por jovens moradores de uma comunidade marcada pela sua descendência europeia, principalmente alemães, e também moradores de uma Comunidade Remanescente Quilombola, percebe-se a necessidade de aprofundar a compreensão e entendimento desses jovens sobre as relações étnico-raciais marcadas historicamente por uma relação conflituosa e de opressão. Desta forma o trabalho será desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver uma intervenção didática a partir das percepções dos jovens discentes sobre as temáticas relacionadas ao racismo, considerando as especificidades do contexto escolar e social em que estão inseridos. Como objetivos específicos busca identificar a percepção sobre o Racismo Estrutural entre os jovens estudantes do colégio; apresentar e aprofundar o conceito de Racismo Estrutural entre os jovens e; incentivar a construção de manifestações antirracistas desenvolvidas pelos discentes desta instituição escolar tendo em vista a realidade pertencente. Metodologicamente este trabalho dar-se-á através de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da observação participante através de uma intervenção didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.620KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia, Juventude, Relações étnico-raciais, Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA – INTERVENÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A TEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons