RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA – INTERVENÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A TEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSACOVICZ, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-26T17:26:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-26T17:26:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Rafael Sacovicz_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726317-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta o estudo e desenvolvimento de uma intervenção didática na disciplina de sociologia visando a reflexão sobre as percepções dos jovens estudantes sobre a temática do racismo a partir das suas representações sociais. Considerando que o grupo de estudantes do colégio objeto desse estudo, localizado no município da Lapa (PR), é constituído por jovens moradores de uma comunidade marcada pela sua descendência europeia, principalmente alemães, e também moradores de uma Comunidade Remanescente Quilombola, percebe-se a necessidade de aprofundar a compreensão e entendimento desses jovens sobre as relações étnico-raciais marcadas historicamente por uma relação conflituosa e de opressão. Desta forma o trabalho será desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver uma intervenção didática a partir das percepções dos jovens discentes sobre as temáticas relacionadas ao racismo, considerando as especificidades do contexto escolar e social em que estão inseridos. Como objetivos específicos busca identificar a percepção sobre o Racismo Estrutural entre os jovens estudantes do colégio; apresentar e aprofundar o conceito de Racismo Estrutural entre os jovens e; incentivar a construção de manifestações antirracistas desenvolvidas pelos discentes desta instituição escolar tendo em vista a realidade pertencente. Metodologicamente este trabalho dar-se-á através de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da observação participante através de uma intervenção didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.620KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia, Juventude, Relações étnico-raciais, Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.titleRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA – INTERVENÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A TEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFSOCIOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROFSOCIOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons