Moda e business 2 (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Fabiano Eloy Atílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-26T14:02:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-26T14:02:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726257-
Resumo: dc.description.abstractQueridos leitores; Buscando dar continuidade às discussões no campo da moda, a obra ‘Moda e business 2’ apresenta, ao longo de quatro capítulos, apontamentos por perspectivas diversas, especialmente no campo da sustentabilidade, da inclusão, da ergonomia e da arte entrelaçadas com a moda. Iniciando as discussões, os dois primeiros capítulos versam sobre a importância de se pensar sobre a sustentabilidade no campo da moda. Assim, no texto intitulado ‘Moda Ativista e Consciência Sustentável’ os autores visam compreender, por meio de uma revisão de literatura, os fatores que motivam o consumismo na moda e os impactos ambientais e sociais gerados nessa ação. Portanto, os autores apontam para uma reflexão entorno dos profissionais, das linhas de pesquisa e dos movimentos que fazem frente às campanhas publicitárias e se organizam para conscientizar os consumidores sobre dados ecológicos e políticas de direitos humanos no campo da moda, buscando um consumo consciente neste segmento. Por sua vez, o texto intitulado ‘Aprendendo e ensinando com a sustentabilidade e a moda inclusiva’ traz um relato dos resultados de uma disciplina do Curso de Engenharia Têxtil, da UFSC, campus Blumenau onde foi desenvolvido subprojetos de tecnologias assistivas para a ACEVALI, que é uma associação que atende cegos e/ou pessoas com baixa visão, com base na interação social tendo como resultados o desenvolvimento dos uniformes do time do goalball, de forma inclusiva e sustentável. Compondo o terceiro capítulo, o texto intitulado ‘Ergonomia e interface entre usuários de moda’ busca analisar as situações em que algumas vestimentas ficam cunhadas no estoque das indústrias e ainda, nas lojas de varejo sem mesmo terem a possibilidade de serem usadas pelos fregueses, por meio do perfil do usuário e dos requisitos de usabilidade dos produtos. Esse problema acarreta sérios gastos financeiros para a indústria têxtil e a confecção de vestuários. O quarto capítulo, denominado ‘A bienal de moda de Arnhem e o sistema de moda contemporâneo’, procura trazer uma reflexão sobre as exposições realizadas em Amsterdam na Arnhem Mode Biënalle montadas de 2005 a 2013 e como estas se configuraram como um campo crítico ao sistema contemporâneo de moda e suas diversas facetas. Na visão dos autores, a mostra de Arnhem pode ser interpretada como um desvio do sistema, possibilitando o levantamento de discussões sobre criação, sistemas de fabricação e divulgação de moda. Ademais, a obra ‘Moda e business 2’ vem enfatizando o papel da moda como lócus de extrema importância para as dinâmicas sociais contemporâneas. Para tanto, esta segunda edição se configura como um espaço para compartilhamento de ideias e discussões, de forma crítica, para pensarmos sobre os significados dos artefatos em nosso dia a dia, especialmente como eles se relacionam com os sujeitos. Desejo a vocês uma excelente leitura!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModapt_BR
Título: dc.titleModa e business 2 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais