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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Renata Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-25T10:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-25T10:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | RenataSouzaBarros_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação parte da percepção da dificuldade que os alunos demonstram, ao chegar ao 6º ano do ensino fundamental, em encontrar relação entre os conteúdos estudados em sala e sua vida cotidiana, apartando a disciplina História de sua realidade vivida e relacionando-a predominantemente ao estudo do passado. Para aprofundar a questão, partimos para uma análise de como a disciplina, presente nos currículos escolares desde o 1º ano do Ensino Fundamental, é trabalhada antes da chegada deste aluno aos anos finais, sendo auxiliados pelos professores que acompanharam nossos estudantes no 5º ano e que relataram os desafios da prática de ensino de História nos anos iniciais. Além dos alunos e professores, outro incômodo evidenciou-se como motivador da escrita e uniu-se à percepção do problema escolar: muitos pais e responsáveis faziam uso da expressão “no meu tempo...” para se referir ao modo como costumavam agir e pensar quando mais jovens, no passado, ratificando a ideia dos alunos de que “o tempo” da História é tempo passado pois é lá que os acontecimentos formadores de quem somos repousam, deixando o aluno deslocado de seu papel como sujeito no tempo presente ou comprometido com as consequências das suas ações no futuro. Propomo-nos, então, a tentar entender como esta concepção é construída e pensar em como trabalharmos com metodologias que auxiliem as crianças a desenvolverem, através do estudo da História, a consciência histórica debatida por Rüsen, Fonseca, Bittencourt, Cainelli, entre outros que tratam da área da didática e a aprendizagem histórica. Diante desses pontos, foram pensadas propostas de intervenção pedagógica no campo do Ensino de História para auxiliar os alunos das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em particular da EMEF Dr. Benedito Maia onde a pesquisa foi aplicada, a enxergar-se como agente produtores de fontes históricas através da pesquisa, manipulação e exposição de objetos de uso cotidiano seus e de seus pais, quando na sua idade. Ao final da dissertação apresentamos a metodologia de uso de fontes materiais para aproximar o aluno da compreensão de sua atribuição no contexto em que vive difundindo neste conhecimento para a comunidade escolar de forma que o mesmo possa se tornar um aluno mais consciente de seu protagonismo e do entendimento de que o tempo presente é construtor da história e também se expressa em nossos objetos de uso cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,25 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Aprendizagem Histórica; Fontes Materiais; Educação Básica. | pt_BR |
Título: dc.title | A aprendizagem histórica na transição dos anos iniciais para os anos finais: a experiência do uso de fontes materiais como metodologia de ensino para o 6º ano da EMEF Dr. Benedito Maia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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RenataSouzaBarros_DissertaçãoFinal.pdf | 8,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726057/2/RenataSouzaBarros_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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