A nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Anderson da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-24T21:36:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-24T21:36:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherA nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726018-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação faz uma discussão acerca do aumento dos movimentos neofascistas no Brasil e no mundo, bem como a busca de um ensino de História que contribua para a defesa da democracia e a formação de uma geração contra os discursos de ódio, principal característica do Fascismo, vigente na atualidade. Como objetivo geral, a pesquisa busca verificar quais os desafios para a reflexão e compreensão do conceito do Fascismo e a sua influência na atualidade por meio de uma experiência fílmica entre os alunos e alunas do 9° ano do ensino fundamental da E. M. Ary Barroso. O trabalho está dividido em três capítulos que buscam: descrever o Fascismo histórico, bem como as suas influências no mundo atual, a partir de algumas de suas principais características como o discurso de ódio e a intolerância contra minorias; Identificar os usos de filmes como fonte histórica no auxílio aos estudantes na reflexão e compreensão de conceitos históricos em sala de aula, bem como no desenvolvimento da sua consciência histórica, segundo a perspectiva de Jörn Rüsen e analisar como o protagonismo discente, por meio de uma sequência didática com o filme A Onda (2008), pode contribuir para uma aprendizagem significativa em História sobre o Fascismo. A metodologia é baseada numa pesquisa descritiva com revisões bibliográficas, com abordagem qualitativa dos dados por meio da aplicação de uma pesquisa-ação, constando de uma sequência didática, dividida em cinco etapas: questionário survey, exibição do filme, A Onda (2008), dinâmica de sinestesia, debate focal e uma produção textual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.447 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFascismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso de ódiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilmespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Título: dc.titleA nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons