Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Anderson da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-24T21:36:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-24T21:36:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | A nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726018 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação faz uma discussão acerca do aumento dos movimentos neofascistas no Brasil e no mundo, bem como a busca de um ensino de História que contribua para a defesa da democracia e a formação de uma geração contra os discursos de ódio, principal característica do Fascismo, vigente na atualidade. Como objetivo geral, a pesquisa busca verificar quais os desafios para a reflexão e compreensão do conceito do Fascismo e a sua influência na atualidade por meio de uma experiência fílmica entre os alunos e alunas do 9° ano do ensino fundamental da E. M. Ary Barroso. O trabalho está dividido em três capítulos que buscam: descrever o Fascismo histórico, bem como as suas influências no mundo atual, a partir de algumas de suas principais características como o discurso de ódio e a intolerância contra minorias; Identificar os usos de filmes como fonte histórica no auxílio aos estudantes na reflexão e compreensão de conceitos históricos em sala de aula, bem como no desenvolvimento da sua consciência histórica, segundo a perspectiva de Jörn Rüsen e analisar como o protagonismo discente, por meio de uma sequência didática com o filme A Onda (2008), pode contribuir para uma aprendizagem significativa em História sobre o Fascismo. A metodologia é baseada numa pesquisa descritiva com revisões bibliográficas, com abordagem qualitativa dos dados por meio da aplicação de uma pesquisa-ação, constando de uma sequência didática, dividida em cinco etapas: questionário survey, exibição do filme, A Onda (2008), dinâmica de sinestesia, debate focal e uma produção textual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.447 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fascismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso de ódio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filmes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Título: dc.title | A nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANDERSON DA SILVA PEREIRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 12,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726018/2/ANDERSON DA SILVA PEREIRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons