A horta e a química: uma proposta à luz da BNCC (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Claysson Xavier da-
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia, Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-24T11:49:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-24T11:49:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725987-
Resumo: dc.description.abstractOlá, professor(a)! Sou Claysson Xavier da Silva, licenciado em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) no ano de 2009. Atuo como docente há mais de 14 anos. Já atuei como professor de química no ensino médio em instituições públicas e privadas, em cursos pré-vestibulares e cursos técnicos profissionalizantes em química. Atualmente sou professor efetivo da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul. A atual escola onde leciono tornou-se uma escola da autoria (modalidade de ensino integral adotada pelo estado do Mato Grosso do Sul) no ano de 2017. Desde então, o currículo das escolas que seguem esse modelo passou a ter disciplinas eletivas. O tema e a ementa de tais disciplinas são de livre escolha do professor, desde que contemplem conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A eletiva possui carga horária de duas horas-aula semanais geminadas, e a turma de estudantes que compõe a disciplina é mista, envolvendo estudantes das três séries do ensino médio. Nos anos de 2017 e 2018, dois professores de química iniciaram a disciplina eletiva Horta Escolar, mas sem a realização de aulas laboratoriais, relacionando conceitos químicos ao plantio de hortaliças. Em 2019, passei a ser o professor responsável desta disciplina eletiva– horta escola, e, desde então, com o objetivo de sistematizar as atividades desenvolvidas na disciplina, decidi desenvolver uma sequência didática que abordasse conceitos químicos envolvendo a temática horta escolar, procurando relacionar conhecimentos que os estudantes já possuíssem aos novos a serem aprendidos na disciplina. Diante do exposto, durante o mestrado PROFQUI/UFMS, desenvolvi uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) intitulada “Horta Escolar: Uma UEPS para o ensino de ácidos, bases e pH”. A UEPS está estruturada na proposta de Moreira (2011), que utiliza como base a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHorticulturapt_BR
Título: dc.titleA horta e a química: uma proposta à luz da BNCC (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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