FASCÍCULOS DE HISTÓRIA LOCAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONCEIÇÃO DO COITÉ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARNEIRO, Robenilton Pinto;-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-24T11:00:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-24T11:00:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFASCÍCULOS DE HISTÓRIA LOCAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONCEIÇÃO DO COITÉpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725985-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute o potencial do ensino de história local e a produção de materiais didáticos em Conceição do Coité, a partir da construção dos Fascículos da História de Conceição do Coité, planejado como solução mediadora de aprendizagem dentro das características do Profhistória. Nas discussões sobre História local e ensino de história fizemos o diálogo com Goubert (1988), Ferreira (2017), Neves (2008), Bittencourt (2008), entre outros, reforçando o protagonismo que essa abordagem tem adquirido nas últimas décadas. Constantemente confundida com história Regional e a Micro história, a História Local tem características específicas e nessa pesquisa diferenciamos essas abordagens, inclusive ressaltando sua potencialidade para sala de aula. Sobre os materiais didáticos, utilizamos Munakata (1997), Cassiano (2008), Caimi (2010) Rüsen (2011) como referências nesse debate. A produção de materiais, sejam didáticos ou paradidáticos, tem crescido bastante, e, o uso destes materiais na sala de aula traz possibilidades interessantes para o docente que quer utilizar desse recurso na aula de história. Muitos professores têm produzido seu próprio material para uso na sala de aula, e esse foi o caminho seguido nessa pesquisa. Os Fascículos da História de Coité são encartes produzidos para serem utilizados em cada trimestre do ano escolar das aulas de história para alunos do Ensino fundamental dos anos finais. Para isso, foi proposto um fascículo para cada ano/série letiva, do 6º ao 9º ano. As reflexões apresentadas nessa pesquisa descrevem como esse material foi produzido, e os desafios que é produzir materiais pedagógicos para utilização em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; História Local; Materiais Didáticos.pt_BR
Título: dc.titleFASCÍCULOS DE HISTÓRIA LOCAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONCEIÇÃO DO COITÉpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons