Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARNEIRO, Robenilton Pinto; | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-24T11:00:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-24T11:00:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | FASCÍCULOS DE HISTÓRIA LOCAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONCEIÇÃO DO COITÉ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725985 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute o potencial do ensino de história local e a produção de materiais didáticos em Conceição do Coité, a partir da construção dos Fascículos da História de Conceição do Coité, planejado como solução mediadora de aprendizagem dentro das características do Profhistória. Nas discussões sobre História local e ensino de história fizemos o diálogo com Goubert (1988), Ferreira (2017), Neves (2008), Bittencourt (2008), entre outros, reforçando o protagonismo que essa abordagem tem adquirido nas últimas décadas. Constantemente confundida com história Regional e a Micro história, a História Local tem características específicas e nessa pesquisa diferenciamos essas abordagens, inclusive ressaltando sua potencialidade para sala de aula. Sobre os materiais didáticos, utilizamos Munakata (1997), Cassiano (2008), Caimi (2010) Rüsen (2011) como referências nesse debate. A produção de materiais, sejam didáticos ou paradidáticos, tem crescido bastante, e, o uso destes materiais na sala de aula traz possibilidades interessantes para o docente que quer utilizar desse recurso na aula de história. Muitos professores têm produzido seu próprio material para uso na sala de aula, e esse foi o caminho seguido nessa pesquisa. Os Fascículos da História de Coité são encartes produzidos para serem utilizados em cada trimestre do ano escolar das aulas de história para alunos do Ensino fundamental dos anos finais. Para isso, foi proposto um fascículo para cada ano/série letiva, do 6º ao 9º ano. As reflexões apresentadas nessa pesquisa descrevem como esse material foi produzido, e os desafios que é produzir materiais pedagógicos para utilização em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; História Local; Materiais Didáticos. | pt_BR |
Título: dc.title | FASCÍCULOS DE HISTÓRIA LOCAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONCEIÇÃO DO COITÉ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons