DA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAdiers, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorDarroz, Luiz Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-23T18:00:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-23T18:00:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
identificador: dc.identifier.otherDA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA - UMA ARTICULAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725978-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração do presente produto educacional se justifica à medida que, antes de iniciar o trabalho com viés experimental na disciplina de Ciências/Química, é importante que os estudantes conheçam as vidrarias e equipamentos, bem como as normas de segurança necessárias para o trabalho neste ambiente. Em virtude do contexto de Pandemia de Covid-19 e a ocorrência das aulas de forma remota, aliou-se o obstáculo de realizar um trabalho de cunho experimental. Nesse sentido, apresentamos aqui, uma proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, que foi estruturada a partir de um trecho da história de ficção da obra de Harry Potter e a Pedra Filosofal, para abordagem das normas de segurança e materiais/vidrarias de laboratório de Química visando entendimento dos métodos físicos de separações de misturas. O produto educacional apresenta uma série de atividades lúdicas organizadas de acordo com cada passo da UEPS e seus objetivos educacionais. Salientamos que, por mais que produto educacional esteja voltado para professores de Química do 1º ano de Ensino Médio, nada impede que ele seja adaptado para abordagem no Ensino Fundamental, ou até mesmo que sejam utilizadas fragmentos/atividades específicas do presente material didático, de acordo com os anseios educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent380KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHarry Potterpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleDA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional validado na V Mostra Gaúcha de Produtos Educacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons