Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Adiers, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Darroz, Luiz Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-23T18:00:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-23T18:00:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | DA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA - UMA ARTICULAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração do presente produto educacional se justifica à medida que, antes de iniciar o trabalho com viés experimental na disciplina de Ciências/Química, é importante que os estudantes conheçam as vidrarias e equipamentos, bem como as normas de segurança necessárias para o trabalho neste ambiente. Em virtude do contexto de Pandemia de Covid-19 e a ocorrência das aulas de forma remota, aliou-se o obstáculo de realizar um trabalho de cunho experimental. Nesse sentido, apresentamos aqui, uma proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, que foi estruturada a partir de um trecho da história de ficção da obra de Harry Potter e a Pedra Filosofal, para abordagem das normas de segurança e materiais/vidrarias de laboratório de Química visando entendimento dos métodos físicos de separações de misturas. O produto educacional apresenta uma série de atividades lúdicas organizadas de acordo com cada passo da UEPS e seus objetivos educacionais. Salientamos que, por mais que produto educacional esteja voltado para professores de Química do 1º ano de Ensino Médio, nada impede que ele seja adaptado para abordagem no Ensino Fundamental, ou até mesmo que sejam utilizadas fragmentos/atividades específicas do presente material didático, de acordo com os anseios educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 380KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Harry Potter | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | DA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional validado na V Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA - UMA ARTICULAÇÃO.pdf | Produto Educacional | 380,46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725978/2/DA LEITURA DE FICÇÃO À CIENTÍFICA - UMA ARTICULAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons