DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO (DIGNEM): VOZES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES EM UMA ESCOLA-PILOTO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarchi, Maurício-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Madalena Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-21T02:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-21T02:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
identificador: dc.identifier.otherDigNempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725918-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, apresentado em forma de encarte, é resultado da Dissertação, de autoria de Maurício Marchi, intitulada: “Análise da proposta de implantação do novo ensino médio em uma escola-piloto no estado de Santa Catarina”, orientada pela Professora Dra. Madalena Pereira da Silva e Coorientada pelo Professor Dr. Adelcio Machado dos Santos. O estudo é vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). O encarte tem por objetivo apresentar um diagnóstico da implantação da reforma do novo ensino médio (NEM) nas vozes dos professores e estudantes de uma escola piloto do estado de Santa Catarina. Os resultados são apresentados em forma de categorias de análise (Medida Provisória 746 de 2016; reforma do ensino médio; notório saber; estrutura curricular; itinerários formativos; projeto de vida; estrutura física e pedagógica da escola; livro didático), possibilitando refletir quanto as implicações do NEM na formação acadêmica dos estudantes, os impactos sociais e culturais. O diagnóstico pode ser usado como referência a outras pesquisas interessadas pela temática, assim como oportunizar reflexões dos impactos no Novo Ensino Médio na formação dos estudantes e na qualidade da educação oferecida nas escolas públicas do Brasil, principalmente sobre o ensino médio, etapa crucial à definição de qual projeto de vida se pretende buscar. O diagnóstico visa, também, contribuir para uma análise crítica dos interesses econômicos e comerciais que adentram nos diferentes espaços públicos através das diversas políticas educacionais. Entretanto, defende-se uma educação emancipadora, defensora dos direitos humanos e civilizacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,05MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 13.415pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Pilotopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectItinerários Formativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardellipt_BR
Título: dc.titleDIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO (DIGNEM): VOZES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES EM UMA ESCOLA-PILOTO NO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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