DIAGNÓSTICO DAS DIMENSÕES DE ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Lislaine Paula Queiróz-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Madalena Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-20T18:59:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-20T18:59:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-20-
identificador: dc.identifier.otherDiagnostico SRMspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725897-
Resumo: dc.description.abstractEste material consiste em um produto educacional desenvolvido junto a dissertação intitulada 'Educação inclusiva e os princípios da acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais', que teve o objetivo analisar se as salas de recursos multifuncionais das escolas de Educação Básica de União da Vitória oferecem um ambiente em consonância com os princípios da acessibilidade aos estudantes da Educação Especial. A pesquisa, de resistência propostiva, foi realizada em duas escolas do munícipio de União da Vitória/PR, sendo feita análise nas dimensões de acessibidade: arquitetônica; atitudinal; comunicacional; instrumental; metodológica e programática, propostas por Sassaki (2009). Foi fundamentado nas normas previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 9050/2020, no Manual de Acessibilidade Espacial para escolas: o direito à escola acessível (2009), elaborado pelas autoras꞉ Marta Dischinger; Vera Helena Moro Bins Ely; Monna Michelle Faleiros da Cunha Borges, e nas concepções das dimensões de acessibilidade de Romeu Kazumi Sassaki (2009). Espera-se que as informações contidas neste documento contribuam para a educação inclusiva das escolas, no sentido de efetivar o direito de acesso e de participação dos estudantes com deficiência nas salas de recursos multifuncionais através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como de toda a comunidade escolar. O produto educacional também tem o intuito de auxiliar as instituições e órgãos responsáveis por prover a acessibilidade, os sujeitos de direitos e as famílias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSassakipt_BR
Título: dc.titleDIAGNÓSTICO DAS DIMENSÕES DE ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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