Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Lislaine Paula Queiróz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Madalena Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-20T18:59:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-20T18:59:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diagnostico SRMs | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material consiste em um produto educacional desenvolvido junto a dissertação intitulada 'Educação inclusiva e os princípios da acessibilidade nas salas de recursos multifuncionais', que teve o objetivo analisar se as salas de recursos multifuncionais das escolas de Educação Básica de União da Vitória oferecem um ambiente em consonância com os princípios da acessibilidade aos estudantes da Educação Especial. A pesquisa, de resistência propostiva, foi realizada em duas escolas do munícipio de União da Vitória/PR, sendo feita análise nas dimensões de acessibidade: arquitetônica; atitudinal; comunicacional; instrumental; metodológica e programática, propostas por Sassaki (2009). Foi fundamentado nas normas previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 9050/2020, no Manual de Acessibilidade Espacial para escolas: o direito à escola acessível (2009), elaborado pelas autoras꞉ Marta Dischinger; Vera Helena Moro Bins Ely; Monna Michelle Faleiros da Cunha Borges, e nas concepções das dimensões de acessibilidade de Romeu Kazumi Sassaki (2009). Espera-se que as informações contidas neste documento contribuam para a educação inclusiva das escolas, no sentido de efetivar o direito de acesso e de participação dos estudantes com deficiência nas salas de recursos multifuncionais através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como de toda a comunidade escolar. O produto educacional também tem o intuito de auxiliar as instituições e órgãos responsáveis por prover a acessibilidade, os sujeitos de direitos e as famílias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sassaki | pt_BR |
Título: dc.title | DIAGNÓSTICO DAS DIMENSÕES DE ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Diagnostico SRMs.pdf | 13,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725897/2/Diagnostico SRMs.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons