O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA GÊNESE INSTRUMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLARISSA, SILVA GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T23:23:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T23:23:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
identificador: dc.identifier.otherTCC Larissa Gomespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725823-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi investigar como as tecnologias digitais têm sido utilizadas para o Ensino de matemática e que possuem como Referencial Teórico a Gênese Instrumental de Pierre Rabardel. Para alcançar tal finalidade, foi realizado um levantamento no banco de dados do Google Acadêmico e no Educapes, sobre as publicações que tratam dessa temática com intuito de desenvolver uma revisão sistemática da literatura, conforme Sampaio e Macini (2006) e Galvão e Ricarte (2020).O trabalho está organizado em 4 seções: características gerais do ensino de matemática, o uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de matemática, a Teoria da Gênese Instrumental, o percurso metodológico da pesquisa e apresentação dos resultados. Para a análise, os dados foram organizados segundo 5 critérios: do objeto matemático aos objetivos, o tipo de artefato tecnológico, os sujeitos, a instrumentalização e resultados. Com base no resultado final da análise, pode-se concluir que os recursos digitais citados pelos autores, foram o Geogebra e o MIT-App Inventor 2, além destes, sabe-se que ainda existem muitos outros softwares destinados ao ensino da matemática, em alguns casos mais evoluídos. Por isso, é de suma importância realizar pesquisas voltadas à temática em questão, bem como compreender o processo de sua inserção no ensino por meio de Teorias, especialmente da Gênese Instrumental, pois além de auxiliar professores sobre o uso das tecnologias e desenvolvimento dos processos cognitivos, irá contribuir positivamente para a formação integral do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent540 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGênese Instrumentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA GÊNESE INSTRUMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons