Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LARISSA, SILVA GOMES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T23:23:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T23:23:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Larissa Gomes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi investigar como as tecnologias digitais têm sido utilizadas para o Ensino de matemática e que possuem como Referencial Teórico a Gênese Instrumental de Pierre Rabardel. Para alcançar tal finalidade, foi realizado um levantamento no banco de dados do Google Acadêmico e no Educapes, sobre as publicações que tratam dessa temática com intuito de desenvolver uma revisão sistemática da literatura, conforme Sampaio e Macini (2006) e Galvão e Ricarte (2020).O trabalho está organizado em 4 seções: características gerais do ensino de matemática, o uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de matemática, a Teoria da Gênese Instrumental, o percurso metodológico da pesquisa e apresentação dos resultados. Para a análise, os dados foram organizados segundo 5 critérios: do objeto matemático aos objetivos, o tipo de artefato tecnológico, os sujeitos, a instrumentalização e resultados. Com base no resultado final da análise, pode-se concluir que os recursos digitais citados pelos autores, foram o Geogebra e o MIT-App Inventor 2, além destes, sabe-se que ainda existem muitos outros softwares destinados ao ensino da matemática, em alguns casos mais evoluídos. Por isso, é de suma importância realizar pesquisas voltadas à temática em questão, bem como compreender o processo de sua inserção no ensino por meio de Teorias, especialmente da Gênese Instrumental, pois além de auxiliar professores sobre o uso das tecnologias e desenvolvimento dos processos cognitivos, irá contribuir positivamente para a formação integral do aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 540 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênese Instrumental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA GÊNESE INSTRUMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC FINAL LARISSA.pdf | TCC LARISSA | 539,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725823/2/TCC FINAL LARISSA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons