Educar pela pesquisa no Ensino de História: entraves e possibilidades metodológicas no contidiano escolar

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Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T20:03:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T20:03:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherJosé Carlos Silva UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725813-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresentada ao Programa de Pós–Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, está inserida na linha de pesquisa Saberes Históricos no espaço escolar e propôs - se a analisar a metodologia de aprendizagem educar pela pesquisa, de autoria de Pedro Demo, aplicada no contexto do ensino do componente curricular de história, a um grupo de 22 estudantes de primeiras séries do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Campus Araguatins - TO. Seu objetivo é analisar as possiblidades e entraves dessa aplicação metodológica que concebe a pesquisa não apenas pelo seu viés científico, mas, também como princípio educativo. Foi aplicada através de uma oficina de produção de textos no ensino de história, utilizando o conteúdo da Peste Negra medieval e suas correlações com a pandemia do novo coronavírus, como temática base do processo de experimentação metodológica. Buscou - se aporte teórico nos campos da História e da Educação para melhor compreender o vínculo entre pesquisa e aprendizagem escolar e as abordagens conceituais referentes a essa metodologia com o intento de desenvolver uma aprendizagem que ajude a alicerçar a formação de um sujeito com emancipação e consciência crítica, capaz de construir história própria. Nessa perspectiva, o presente estudo busca contribuir para a reflexão sobre a prática metodológica aplicada ao ensino-aprendizagem da disciplina de história, bem como apresentar, enquanto produto final, uma cartilha didática com o propósito de auxiliar na prática metodológica docente no cotidiano escolar voltada para a construção da aprendizagem histórica e a boa formação dos estudantes, tendo na pesquisa o princípio educativo e a estratégia fundamental desse processo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4229 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducar pela pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeste Negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCoronavíruspt_BR
Título: dc.titleEducar pela pesquisa no Ensino de História: entraves e possibilidades metodológicas no contidiano escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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