Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, José Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T20:03:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T20:03:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | José Carlos Silva UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725813 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresentada ao Programa de Pós–Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, está inserida na linha de pesquisa Saberes Históricos no espaço escolar e propôs - se a analisar a metodologia de aprendizagem educar pela pesquisa, de autoria de Pedro Demo, aplicada no contexto do ensino do componente curricular de história, a um grupo de 22 estudantes de primeiras séries do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Campus Araguatins - TO. Seu objetivo é analisar as possiblidades e entraves dessa aplicação metodológica que concebe a pesquisa não apenas pelo seu viés científico, mas, também como princípio educativo. Foi aplicada através de uma oficina de produção de textos no ensino de história, utilizando o conteúdo da Peste Negra medieval e suas correlações com a pandemia do novo coronavírus, como temática base do processo de experimentação metodológica. Buscou - se aporte teórico nos campos da História e da Educação para melhor compreender o vínculo entre pesquisa e aprendizagem escolar e as abordagens conceituais referentes a essa metodologia com o intento de desenvolver uma aprendizagem que ajude a alicerçar a formação de um sujeito com emancipação e consciência crítica, capaz de construir história própria. Nessa perspectiva, o presente estudo busca contribuir para a reflexão sobre a prática metodológica aplicada ao ensino-aprendizagem da disciplina de história, bem como apresentar, enquanto produto final, uma cartilha didática com o propósito de auxiliar na prática metodológica docente no cotidiano escolar voltada para a construção da aprendizagem histórica e a boa formação dos estudantes, tendo na pesquisa o princípio educativo e a estratégia fundamental desse processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4229 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educar pela pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Peste Negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavírus | pt_BR |
Título: dc.title | Educar pela pesquisa no Ensino de História: entraves e possibilidades metodológicas no contidiano escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Carlos Silva UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2022 | 4,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725813/2/José Carlos Silva UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons