Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Conceição, Fábio Junho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T19:53:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T19:53:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fábio Junho da Conceição UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725812 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de uma dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, na linha pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. O processo de investigação foi desenvolvido na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira no município de Carmolândia no estado do Tocantins. É um processo de investigação quantitativo e qualitativo. Tivemos como sujeitos da pesquisa, uma equipe de educadores e uma turma de educandos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram aplicados questionários: 01 (um) questionário fechado para os educandos com 03 (três) blocos e 01 (uma) entrevista semiestruturada para educadores com 02 (blocos), por fim, a análise categorial foi usada como instrumento de interpretação dos dados coletados na pesquisa. A diversidade étnico-racial é uma temática contemporânea e de suma relevância para o ambiente escolar, por ser um tema transversal deve sempre ser pensada numa perspectiva interdisciplinar, muito embora a legislação educacional preconize a obrigação de trabalhar no ensino de história. Assim, é uma temática que necessita de ações investigativas e de análises em se tratando de sua existência nos espaços formais de ensino. O objetivo desse processo de pesquisa, foi investigar o ensino de história, com o intuito de verificar se a diversidade étnico-racial é trabalhada na sala de aula e como tem contribuído com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira – TO. As questões étnico-raciais são advindas da luta e da resistência dos diversos movimentos negros, que batalham em busca de respeito, valorização e igualdade social, bem como de um processo de educação inclusivo. A fundamentação teórica ocorreu a partir de autores como: Bittencourt (2008), Canto (2015), Fonseca (2004), Karnal (2007), Oliveira (2010), Rribeiro (2004), Schimidt (2009), Hartog (2006), Martins (1996), Candau (2008), Fanon (2008), Barros (2009), Cavalleiro (2001), Domingues (2007), Fernandes (2005), Freire (2011), Gadott (2020), Gomes (2008), Lacerda (2013), Lopes (2005) Bardin (2016), Boni (2013), Gil (1999), Zabala (1998), Buarque (2013), Trindade (2003). Fruto desse processo investigativo, foi desenvolvido nessa unidade de ensino uma sequência didática interdisciplinar que foi intitulada de “ser diferente é normal”, que trabalhou as questões voltadas a diversidade étnico-raciais. Destacamos como principal resultado desse processo de pesquisa que embora a diversidade étnico-racial seja uma temática presente na EMMPO, ainda assim, se faz necessário um redimensionamento do trabalho com essa temática nesse ambiente educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2294 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História e diversidade étnico-racial na sala de aula na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira em Carmolândia/TO em 2021 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fábio Junho da Conceição UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2023 | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725812/2/Fábio Junho da Conceição UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons