O Ensino de História e diversidade étnico-racial na sala de aula na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira em Carmolândia/TO em 2021

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Fábio Junho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T19:53:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T19:53:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherFábio Junho da Conceição UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725812-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, na linha pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. O processo de investigação foi desenvolvido na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira no município de Carmolândia no estado do Tocantins. É um processo de investigação quantitativo e qualitativo. Tivemos como sujeitos da pesquisa, uma equipe de educadores e uma turma de educandos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram aplicados questionários: 01 (um) questionário fechado para os educandos com 03 (três) blocos e 01 (uma) entrevista semiestruturada para educadores com 02 (blocos), por fim, a análise categorial foi usada como instrumento de interpretação dos dados coletados na pesquisa. A diversidade étnico-racial é uma temática contemporânea e de suma relevância para o ambiente escolar, por ser um tema transversal deve sempre ser pensada numa perspectiva interdisciplinar, muito embora a legislação educacional preconize a obrigação de trabalhar no ensino de história. Assim, é uma temática que necessita de ações investigativas e de análises em se tratando de sua existência nos espaços formais de ensino. O objetivo desse processo de pesquisa, foi investigar o ensino de história, com o intuito de verificar se a diversidade étnico-racial é trabalhada na sala de aula e como tem contribuído com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira – TO. As questões étnico-raciais são advindas da luta e da resistência dos diversos movimentos negros, que batalham em busca de respeito, valorização e igualdade social, bem como de um processo de educação inclusivo. A fundamentação teórica ocorreu a partir de autores como: Bittencourt (2008), Canto (2015), Fonseca (2004), Karnal (2007), Oliveira (2010), Rribeiro (2004), Schimidt (2009), Hartog (2006), Martins (1996), Candau (2008), Fanon (2008), Barros (2009), Cavalleiro (2001), Domingues (2007), Fernandes (2005), Freire (2011), Gadott (2020), Gomes (2008), Lacerda (2013), Lopes (2005) Bardin (2016), Boni (2013), Gil (1999), Zabala (1998), Buarque (2013), Trindade (2003). Fruto desse processo investigativo, foi desenvolvido nessa unidade de ensino uma sequência didática interdisciplinar que foi intitulada de “ser diferente é normal”, que trabalhou as questões voltadas a diversidade étnico-raciais. Destacamos como principal resultado desse processo de pesquisa que embora a diversidade étnico-racial seja uma temática presente na EMMPO, ainda assim, se faz necessário um redimensionamento do trabalho com essa temática nesse ambiente educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2294 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleO Ensino de História e diversidade étnico-racial na sala de aula na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira em Carmolândia/TO em 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Fábio Junho da Conceição UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20232,29 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725812/2/Fábio Junho da Conceição UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons