Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Marco Antônio Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T19:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T19:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | MarcoAntonioCoelhoSoares_DissertaçaoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725810 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo compreender qual a concepção de patrimônio dos alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual “Professora Yolanda Leduc Peralta”, situada no bairro da Campina, distrito de Icoaraci, em Belém (PA). Abordamos especificamente o Cemitério Santa Izabel, enquanto espaço produtor de memória da cidade. A partir da utilização de fotografias, notícias de jornais e diálogos com alunos e familiares, procuramos compreender qual o lugar do cemitério na formação da identidade local, ao abordar os espaços dos mortos enquanto espaço de construção de memórias, mas também de vivências cotidianas. Procuramos mostrar que o espaço dos mortos é também o espaço dos (muitos) vivos. Diante disso, construímos um roteiro virtual que poderá ser usado para o trabalho com educação patrimonial nas aulas de história do ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; Cemitério Santa Izabel; História e Memória. | pt_BR |
Título: dc.title | Aqui vive a memória: educação patrimonial a partir de um roteiro virtual pelo Cemitério Santa Izabel no distrito de Icoaraci (Belém/PA). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MarcoAntonioCoelhoSoares_DissertaçaoFinal.pdf | 6,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725810/2/MarcoAntonioCoelhoSoares_DissertaçaoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons