Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Irailton Brabo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T18:50:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T18:50:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | IrailtonBraboRodrigues_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725808 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto dissertativo que se segue é o resultado final de nossos estudos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, o ProfHistória UFPA, e apresenta como tema BRANQUITUDE NA ESCOLA: PERCEPÇÕES, RELAÇÕES, PODER E RESISTÊNCIAS. Buscamos analisar como estudantes e professores da escola, assim como a comunidade escolar, que é majoritariamente negra, percebem ou não percebem como a branquitude está inserida e funciona na escola, no ensino de História e na sociedade enquanto poder; como funcionam suas relações; e de que forma se apresentam as resistências. A partir da obtenção de dados quantitativos e qualitativos, buscamos apoio nos conceitos e estudos sobre a branquitude, Ensino de História, decolonialidade e relações étnico-raciais, fazendo os diálogos pertinentes e apontando caminhos que contribuam para melhorarmos e acumularmos conhecimentos, informações e formação para quem sabe podermos combater e superar problemas relacionais, educacionais e raciais. Assim, faz parte desta dissertação também cartilha com as descrições que formam o percurso de nossas experiências até chegarmos ao debate sobre a branquitude que fazemos atualmente, com sugestões de intervenções (in) formativas para os grupos pesquisados na escola e com possibilidade de expansão para outros espaços. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,58 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Relações Étnico-Raciais; Branquitude; Cartilha. | pt_BR |
Título: dc.title | Branquitude na escola: percepções, relações, poder e resistências. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons