
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Prestes, Betânia de Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T14:06:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T14:06:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Betânia de Almeida Prestes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725797 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Apresentam-se os resultados de uma Dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática sobre o Ensino de Expressões Algébricas. Nas pesquisas preliminares foram identificadas as dificuldades no ensino de Álgebra, tais como dar significado ao simbolismo algébrico, o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica simbólica. Para tanto, adotou-se a questão norteada: “Que contribuições uma Sequência Didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) pode trazer para diminuir as dificuldades de aprendizagem no ensino de expressões algébricas direcionadas para as turmas do 8º ano do ensino fundamental?”, definiu-se o objetivo em identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática construída especificamente para o ensino de Expressões Algébricas. O percurso metodológico foi norteado pela Teoria das Situações Didáticas e elaborada uma sequência didática estruturada conforme Cabral (2017). Optou-se por um material didático manipulável concreto com intencionalidade educacional e lúdica para criar um ambiente atrativo e colaborativo de aprendizagem, por meio das propriedades geométricas das peças do quebra cabeças Tangram, pelas quais foram desenvolvidas seis atividades sequenciadas, planejadas e articuladas sobre Expressões Algébricas. Participaram da Experimentação vinte oito estudantes da rede pública de ensino do município de Cametá-PA. Os dados coletados da experimentação em áudio e em protocolo escrito foram analisados conforme Análise microgenética e Análise do discurso. Os resultados demonstraram que a sequência didática construída apresentou potencialidades didáticas nas dimensões pedagógica, epistemológica e de aprendizagem e que a qualidade dialógica dos episódios didáticos ajudou a minimizar dificuldades diagnosticadas nas pesquisas preliminares. Deste modo, a pesquisa e seu constructo apresentaram desdobramentos relacionados a afetividade com relação a matemática e compõe fonte e embasamento para pesquisas futuras | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3766 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressões Algébricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Uso de Material Manipulável | pt_BR |
| Título: dc.title | POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE TANGRAM PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS - Produto Educacional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Betânia de Almeida Prestes DISSERTAÇÃO.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725797/1/Betânia de Almeida Prestes DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: