POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE TANGRAM PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrestes, Betânia de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T14:06:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T14:06:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
identificador: dc.identifier.otherBetânia de Almeida Prestespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725797-
Resumo: dc.description.abstractApresentam-se os resultados de uma Dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática sobre o Ensino de Expressões Algébricas. Nas pesquisas preliminares foram identificadas as dificuldades no ensino de Álgebra, tais como dar significado ao simbolismo algébrico, o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica simbólica. Para tanto, adotou-se a questão norteada: “Que contribuições uma Sequência Didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) pode trazer para diminuir as dificuldades de aprendizagem no ensino de expressões algébricas direcionadas para as turmas do 8º ano do ensino fundamental?”, definiu-se o objetivo em identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática construída especificamente para o ensino de Expressões Algébricas. O percurso metodológico foi norteado pela Teoria das Situações Didáticas e elaborada uma sequência didática estruturada conforme Cabral (2017). Optou-se por um material didático manipulável concreto com intencionalidade educacional e lúdica para criar um ambiente atrativo e colaborativo de aprendizagem, por meio das propriedades geométricas das peças do quebra cabeças Tangram, pelas quais foram desenvolvidas seis atividades sequenciadas, planejadas e articuladas sobre Expressões Algébricas. Participaram da Experimentação vinte oito estudantes da rede pública de ensino do município de Cametá-PA. Os dados coletados da experimentação em áudio e em protocolo escrito foram analisados conforme Análise microgenética e Análise do discurso. Os resultados demonstraram que a sequência didática construída apresentou potencialidades didáticas nas dimensões pedagógica, epistemológica e de aprendizagem e que a qualidade dialógica dos episódios didáticos ajudou a minimizar dificuldades diagnosticadas nas pesquisas preliminares. Deste modo, a pesquisa e seu constructo apresentaram desdobramentos relacionados a afetividade com relação a matemática e compõe fonte e embasamento para pesquisas futuraspt_BR
Tamanho: dc.format.extent3766pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpressões Algébricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso de Material Manipulávelpt_BR
Título: dc.titlePOTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE TANGRAM PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais