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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, Andréa Regina Henriques de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T16:53:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T16:53:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A História dos Juros e seu Ensino - Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725743 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A partir da História da Matemática é possível elaborar atividades que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de conteúdos matemáticos por contemplar, entre suas potencialidades, a possibilidade de agregar significado, provocar a motivação e a curiosidade discente. Tendo em vista que poucos trabalhos retratam a história dos juros e, muito menos a utilização de sua história no ensino, levantou-se o seguinte questionamento para balizar a pesquisa vinculada ao curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática: Em que medida recortes históricos envolvendo juros, constituídos a partir do modelo de Chaquiam (2022), podem contribuir para o ensino de juros? e foi estabelecido como objetivo: Ajuizar possíveis contribuições de recortes históricos sobre juros, assentados na proposta de Chaquiam (2022), a partir das percepções de professores, com vistas o seu ensino, tendo como objeto matemático juros. Para tanto, após uma revisão bibliográfica para levantamento de fatos históricos relacionados aos juros, pode-se afirmar que se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, assentada nos trabalhos de CHAQUIAM (2022, 2021, 2020, 2017) a partir da proposição de elaboração de um diagrama para balizar a formação de um Recorte e desse um texto histórico que promova a construção de atividades para o ensino na educação básica. Em decorrência da pandemia do COVID 19, a validação desse Recorte contou com uma amostra de 33 professores da rede pública de Belém que o avaliou sobe três óticas: o texto-histórico, as atividades e o conjunto (texto e atividades), de modo que ficou em evidência suas percepções positivas do produto educacional e com grande adesão a possibilidade de uso em sala de aula, inferindo dentre elas: a capacidade de agregar valor histórico de sua concepção durante o processo de ensino dos juros, cuja existência milenar antecede a própria existência do dinheiro, dos bancos e mais ainda da Matemática Financeira, e ao aluno que frequentemente assiste esse conteúdo através de um algoritmo de resolução e listas de exercícios a oportunidade de revelar significado historicamente construído e consequentemente seu uso na vida. Como sugestões de continuidade dessa pesquisa está a aplicação desse produto em sala de aula, a construção dos demais contextos propostos por CHAQUIAM (2022) e a construção de atividades em outros níveis da educação básica a partir da História de juros dessa pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4587 | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História dos Juros | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
| Título: dc.title | A HISTÓRIA DOS JUROS E SEU ENSINO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Dissertação Andréa Regina Henriques de Medeiros.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725743/1/Dissertação Andréa Regina Henriques de Medeiros.pdfDownload |
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