A HISTÓRIA DOS JUROS E SEU ENSINO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, Andréa Regina Henriques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-18T16:53:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-18T16:53:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
identificador: dc.identifier.otherA História dos Juros e seu Ensino - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725743-
Resumo: dc.description.abstractA partir da História da Matemática é possível elaborar atividades que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de conteúdos matemáticos por contemplar, entre suas potencialidades, a possibilidade de agregar significado, provocar a motivação e a curiosidade discente. Tendo em vista que poucos trabalhos retratam a história dos juros e, muito menos a utilização de sua história no ensino, levantou-se o seguinte questionamento para balizar a pesquisa vinculada ao curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática: Em que medida recortes históricos envolvendo juros, constituídos a partir do modelo de Chaquiam (2022), podem contribuir para o ensino de juros? e foi estabelecido como objetivo: Ajuizar possíveis contribuições de recortes históricos sobre juros, assentados na proposta de Chaquiam (2022), a partir das percepções de professores, com vistas o seu ensino, tendo como objeto matemático juros. Para tanto, após uma revisão bibliográfica para levantamento de fatos históricos relacionados aos juros, pode-se afirmar que se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, assentada nos trabalhos de CHAQUIAM (2022, 2021, 2020, 2017) a partir da proposição de elaboração de um diagrama para balizar a formação de um Recorte e desse um texto histórico que promova a construção de atividades para o ensino na educação básica. Em decorrência da pandemia do COVID 19, a validação desse Recorte contou com uma amostra de 33 professores da rede pública de Belém que o avaliou sobe três óticas: o texto-histórico, as atividades e o conjunto (texto e atividades), de modo que ficou em evidência suas percepções positivas do produto educacional e com grande adesão a possibilidade de uso em sala de aula, inferindo dentre elas: a capacidade de agregar valor histórico de sua concepção durante o processo de ensino dos juros, cuja existência milenar antecede a própria existência do dinheiro, dos bancos e mais ainda da Matemática Financeira, e ao aluno que frequentemente assiste esse conteúdo através de um algoritmo de resolução e listas de exercícios a oportunidade de revelar significado historicamente construído e consequentemente seu uso na vida. Como sugestões de continuidade dessa pesquisa está a aplicação desse produto em sala de aula, a construção dos demais contextos propostos por CHAQUIAM (2022) e a construção de atividades em outros níveis da educação básica a partir da História de juros dessa pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4587pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória dos Jurospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DOS JUROS E SEU ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais