A História da Química no Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRusso, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.contributor.authorRôças, Giselle-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueira-Oliveira, Denise-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Alana-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Caio-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Isabele-
Autor(es): dc.contributor.authorPaixão, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Layla-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Taís Conceição-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Thainá-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Valéria-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Ygor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-17T18:54:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-17T18:54:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
identificador: dc.identifier.otherHistória da Química no Ensino de Químicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725594-
Resumo: dc.description.abstractO e-book " A História da Química no Ensino de Química", foi produzido a partir da pesquisa da tese da primeira autora, orientada pelas segunda e terceira autoras. É uma produção colaborativa entre a pesquisadora, as orientadoras e discentes da Licenciatura em Química e docentes atuantes e/ou relacionados ao Ensino de Química em suas diferentes modalidades. Buscamos estabelecer contatos entre a Química - ou melhor, entre o processo de entender o que hoje chamamos de matéria e suas transformações - e os fatos históricos é um caminho que acreditamos factível e importante, não só na formação da docência em Química como, também, nas salas de aula da Educação Básica. A Ciência é uma produção humana, portanto, está imersa na sociedade e sujeita ao que nela ocorre. E, como tal, precisa ser problematizada, para que se consiga compreender sobre seus usos e impactos. Por certo, parece lugar comum essa justificativa inicial, entretanto, notamos que, ao trazer a presença humana, os pontos de aproximação se fazem mais estreitos, tal qual uma rede e, com isso, nos distanciamos de um pacote de conhecimentos insípidos e inodoros. Trazemos vida e cor à Química. Este e-book apresenta duas partes: a primeira traz conceituações e bibliografia para as áreas da História da Ciência e da História da Química. Na segunda parte encontra-se a proposta de um curso que pode ser ofertado tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada na Licenciatura em Química. Nesta segunda parte também se fazem presentes propostas de aulas associadas à História da Química que podem auxiliar docentes em exercício ou para discentes pensando em projetos relacionados a estágios supervisionados ou Programas de Iniciação à Docência ou de Residência Pedagógica. As propostas podem ser adaptadas conforme o contexto em que forem apresentadas. Esperamos que seja um leitura agradável a todos e todas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent70543 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura de Químicapt_BR
Título: dc.titleA História da Química no Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Tesept_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons