Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Russo, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rôças, Giselle | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueira-Oliveira, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Alana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Caio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Isabele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Layla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Taís Conceição | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Thainá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Ygor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-17T18:54:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-17T18:54:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | História da Química no Ensino de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725594 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O e-book " A História da Química no Ensino de Química", foi produzido a partir da pesquisa da tese da primeira autora, orientada pelas segunda e terceira autoras. É uma produção colaborativa entre a pesquisadora, as orientadoras e discentes da Licenciatura em Química e docentes atuantes e/ou relacionados ao Ensino de Química em suas diferentes modalidades. Buscamos estabelecer contatos entre a Química - ou melhor, entre o processo de entender o que hoje chamamos de matéria e suas transformações - e os fatos históricos é um caminho que acreditamos factível e importante, não só na formação da docência em Química como, também, nas salas de aula da Educação Básica. A Ciência é uma produção humana, portanto, está imersa na sociedade e sujeita ao que nela ocorre. E, como tal, precisa ser problematizada, para que se consiga compreender sobre seus usos e impactos. Por certo, parece lugar comum essa justificativa inicial, entretanto, notamos que, ao trazer a presença humana, os pontos de aproximação se fazem mais estreitos, tal qual uma rede e, com isso, nos distanciamos de um pacote de conhecimentos insípidos e inodoros. Trazemos vida e cor à Química. Este e-book apresenta duas partes: a primeira traz conceituações e bibliografia para as áreas da História da Ciência e da História da Química. Na segunda parte encontra-se a proposta de um curso que pode ser ofertado tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada na Licenciatura em Química. Nesta segunda parte também se fazem presentes propostas de aulas associadas à História da Química que podem auxiliar docentes em exercício ou para discentes pensando em projetos relacionados a estágios supervisionados ou Programas de Iniciação à Docência ou de Residência Pedagógica. As propostas podem ser adaptadas conforme o contexto em que forem apresentadas. Esperamos que seja um leitura agradável a todos e todas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 70543 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura de Química | pt_BR |
Título: dc.title | A História da Química no Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons