FALAS DE UM POVO: PRÁXIS DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cassia Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de-
Autor(es): dc.contributor.authorCORREIA, Khellen Cristina Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-16T19:14:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-16T19:14:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-13-
identificador: dc.identifier.otherDissertação e Produto Educacional Cassia Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725557-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade propor a inserção da temática da cultura afro-brasileira em práticas de ensino e de aprendizagem, no âmbito do Campus Araguatins, do IFTO, especificamente nas turmas de 3a série (concludentes) do Curso Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio e representantes da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente. Buscou debater acerca da temática, e assim, contribuir para implementação de práticas culturais afro-brasileiras, por meio de atividades didático-pedagógicas, ao longo do segundo semestre de 2022, as quais compuseram o Produto Educacional, que culminou na construção do site Falas de um povo. A mesma foi do tipo participante, com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para coleta de dados, foram utilizados formulários Google, com questões semiestruturadas. Utilizou a análise de conteúdo como ferramenta de análise e de interpretação dos dados, composta pelas fases de pré-análise, de exploração do material e de tratamentos dos resultados, e da inferência e da interpretação. Acredita-se que a pesquisa possa ter agregado valores para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36,1Mgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integrado.pt_BR
Título: dc.titleFALAS DE UM POVO: PRÁXIS DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons