Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cassia Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORREIA, Khellen Cristina Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-16T19:14:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-16T19:14:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto Educacional Cassia Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como finalidade propor a inserção da temática da cultura afro-brasileira em práticas de ensino e de aprendizagem, no âmbito do Campus Araguatins, do IFTO, especificamente nas turmas de 3a série (concludentes) do Curso Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio e representantes da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente. Buscou debater acerca da temática, e assim, contribuir para implementação de práticas culturais afro-brasileiras, por meio de atividades didático-pedagógicas, ao longo do segundo semestre de 2022, as quais compuseram o Produto Educacional, que culminou na construção do site Falas de um povo. A mesma foi do tipo participante, com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para coleta de dados, foram utilizados formulários Google, com questões semiestruturadas. Utilizou a análise de conteúdo como ferramenta de análise e de interpretação dos dados, composta pelas fases de pré-análise, de exploração do material e de tratamentos dos resultados, e da inferência e da interpretação. Acredita-se que a pesquisa possa ter agregado valores para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36,1Mg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação intercultural. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo integrado. | pt_BR |
Título: dc.title | FALAS DE UM POVO: PRÁXIS DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Cássia Abril Final.pdf | 7,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725557/2/Dissertação Cássia Abril Final.pdfDownload | |
PE Cássia Final.pdf | 29,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725557/3/PE Cássia Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons