Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, FABIANNA VILELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, LUCRÉCIA HELENA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-15T00:04:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-15T00:04:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.applogicx.com.br/pnea/seg_Login/ | - |
identificador: dc.identifier.other | PNeA2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725519 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Auriculoterapia é uma técnica milenar que, vem sendo utilizada como uma abordagem de tratamentos não medicamentosos para certos problemas de saúde considerados pela Organização Mundial de Saúde como epidemias de saúde pública. No Brasil, apesar de se ter conhecimento das Práticas Integrativas e Complementares pelo Sistema Único de Saúde, verificam-se diferenças nas execuções das práticas, causando, assim, interferência nos resultados conforme as gestões. Entretanto, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm sido um relevante instrumento para acompanhamento das ações e promoção nos cuidados em saúde. Esta pesquisa teve como objetivo expor o software desenvolvido, as etapas de sua elaboração e os resultados procedentes da avaliação do produto, afirmando a relevância do seu uso, que irá agilizar o processo, inserindo os sintomas, podendo acompanhar a evolução dos usuários e disponibilizando a esses as orientações. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, para a construção de uma ferramenta de tecnologia educacional no contexto da Saúde Pública, direcionada às Práticas Integrativas e Complementares por meio da criação de um software (aplicativo) intitulado PNEA². A avaliação da viabilidade do aplicativo, sua construção e avaliação ocorreram no período de dezembro de 2021 a setembro de 2022. A metodologia utilizada para a coleta e análise de dados realizou-se por meio de dois formulários semiestruturados, elaborados com a ferramenta Forms, do Google®,cujos resultados foram analisados com base na utilização do programa Microsoft Office Excel®, e também, nas análises estatísticas Fisher e Qui-quadrado. Na avaliação, os resultados foram 50% adequados e 50% totalmente adequados. Espera-se que esse instrumento possa contribuir para o processo de trabalho dos enfermeiros na aplicação das práticas integrativas e complementares, servindo como ferramenta educativa para os profissionais que atuem na profissão e clientes, além de colaborar com o monitoramento para as políticas públicas, incentivando, dessa forma, os enfermeiros na busca desse conhecimento. O aplicativo se mostrou funcional e de grande importância para o processo, além de ser um instrumento inovador, podendo ser utilizado nos âmbitos nacional e internacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 100 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | SOFTWARE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ATENÇÃO PRIMÁRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | AURICULOTERAPIA | pt_BR |
Título: dc.title | ENFERMAGEM E A AURICULOTERAPIA: INTERFACES COM AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | software | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROCESSOS DE CUIDAR NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons